Moradores protestam contra reativação da ETE Osório
Um grupo de moradores de Santo Antônio da Patrulha se reuniu no último sábado (9), às margens da Lagoa dos Barros. O ‘Abraço na Lagoa’ serviu como um protesto contra a possível reativação da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Osório. O ato contou com a participação do prefeito patrulhense Rodrigo Massulo e de diversas entidades do município, incluindo a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB SAP), a Associação Comercial e de Indústria (ACISAP), o Rotary Club, o Sindicato Rural, além da comunidade em geral.
“Demonstramos nossa união em prol da Lagoa dos Barros. A proteção do meio ambiente é uma bandeira importante da atual administração e não será neste momento que ficaremos inertes. Além das medidas legais já tomadas, nos manteremos em permanente estado de mobilização, em conjunto com diversos setores da sociedade patrulhense. Juntos, faremos de tudo para impedir que nossa Lagoa seja prejudicada” enfatizou o prefeito de Santo Antônio Rodrigo Massulo.
NOVELA LONGA
Desativada desde 2020, após pedido na Justiça da prefeitura de SAP, a Estação tem sido tema de diversos encontros realizados por autoridades dos dois municípios envolvidos. O processo que se alonga desde 2009, tomou força entre o final de fevereiro e o início de março de 2020, quando manchas azuladas apareceram na Lagoa dos Barros. Após análises, ficou confirmado que estranha coloração na água seria causado por micro-organismos conhecidos como cianobactérias.
Na época, a Corsan emitiu uma nota informando que reduziu a emissão de efluentes na Lagoa dos Barros, chegando a desativar uma estação de bombeamento de esgoto e passando a transportar o esgoto que chega nela com caminhão para outra Estação de Osório. Porém, nem a medida realizada pela Corsan, muito menos o retorno à normalidade da cor da água da Lagoa, fizeram com que a prefeitura de Santo Antônio entrasse com o pedido na Justiça para a suspensão integral do funcionamento da ETE Osório, o qual foi aceito pela juíza da 2ª Vara Judicial da Comarca de Santo Antônio da Patrulha (SAP), Mariana Aguirres Fachel, em 14/05 de 2020.