CIDADE

Miguel Calderon assume Executivo de Osório

OSÓRIO – O presidente da Câmara de Vereadores Miguel Calderon (PP) assumiu o comando do Executivo osoriense. A cerimônia de transmissão de cargo ocorreu na manhã de sexta-feira (7) e contou com a presença do deputado Estadual Luciano Silveira (MDB), secretários e servidores municipais, vereadores, amigos e familiares de Miguel.

Ocorrendo pela segunda vez (a primeira ocorreu em janeiro deste ano), Calderon ficará como prefeito em exercício pelo período de 15 dias, enquanto o prefeito Roger Caputi irá usufruir de suas férias. O prazo começou a valer na segunda (10) e seguirá até o dia 24 deste mês. “Estou saindo de férias e tenho certeza que o Miguel vai desempenhar um grande papel como prefeito em exercício”, comentou Roger. Já em seu discurso, Calderon garantiu que irá seguir “os ritos do cargo e dando continuidade ao trabalho desenvolvido pela (atual) Gestão”.

POSSE DO NOVO SECRETÁRIO

Na mesma ocasião, foi realizada, de maneira oficial, a posse de Julio Mirim como o novo secretário Municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Pecuária. Ele ocupará o lugar de Dirlei Souza, que pediu exoneração do cargo no final de junho, devido a problemas pessoais e de saúde. Mirim será o quarto nome no comando da pasta durante o atual Governo Municipal, o qual também contou com Fernando Campani (saiu após pedido de exoneração) e Anderson Armichi (atual secretário-adjunto dessa Secretaria).

Conforme o novo secretário, sua escolha está relacionada a sua experiência na pasta, onde atuou em 2008. Além disso, sempre esteve envolvido com o setor, durante sua passagem por outras secretarias. Primeiramente, Julio pretende se ambientar na pasta, antes de apresentar as ações de trabalho que irá implantar. Segundo ele, o principal desafio será conseguir a licença de liberação para a retomada dos trabalhos na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) do município. Além disso, Mirim ressaltou que conhece as dificuldades da área rural, onde viveu toda sua infância com a família, e garantiu aos produtores locais empenho para conseguir suprir as principais demandas.

Durante o ato, o prefeito Caputi desejou sucesso a Júlio no novo desafio e afirmou que ele “está pronto para viver esse momento na sua trajetória na vida Pública”. Já Mirim disse estar preparado para o cargo. “Tenho certeza que com o apoio dos servidores vamos desenvolver um importante trabalho e entregar à população serviços de qualidade”, declarou o novo secretário.

JULIO MIRIM

Osoriense do distrito de Aguapés, Julio nasceu no dia nove de outubro de 1973. Graduado em Matemática pela Facos, ele é pós-graduado em Gestão Escolar, Orientação Educacional, Supervisão Escoar e Gestão Pública. Na cidade ele trabalhou como professor, conselheiro tutelar, coordenador regional e vice-presidente do Sindicato dos conselheiros tutelares. Também foi secretário municipal adjunto da Habitação, Meio ambiente e Gestão Urbana, esteve à frente da coordenação regional da Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS/SINE), atuou como delegado Regional de saúde, junto a 18ª coordenadoria Regional de Saúde (CRS), além de ter sido subprefeito do Distrito de Aguapés.

Em setembro de 2021, Mirim assumiu uma cadeira no Legislativo da cidade, a qual ocupou durante a licença do vereador João Pereira (MDB) para tratamento de uma doença. Além disso, em julho do ano passado, Julio retornou à Câmara, dessa vez para ocupar o lugar de Charlon Muller (MDB), que assumiu como prefeito em exercício durante as férias do prefeito Roger Caputi.

Após a sua saída da Câmara, Mirim retornou à prefeitura, onde seguiu, até então, atuando na Secretaria de Obras, no cargo de Assessor Especial. Julio Mirim deverá ficar como secretário de Meio Ambiente, Agricultura e Pecuária até o final de 2024, quando terminará o mandato do prefeito Roger.

Julio Mirim (ao centro) foi oficializado como secretário Municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Pecuária. – FOTOS: PMO