Metade dos professores do Ensino Médio não tem formação na matéria que ensina

Metade dos professores do Ensino Médio não tem formação na matéria que ensina

Resultado de imagem para professor sala de aula

Quase a metade dos professores do ensino médio do País dá aulas de disciplinas para as quais não tem formação específica. O problema atinge redes públicas e escolas privadas. De acordo com o jornal Folha de São Paulo, dos 494 mil docentes que trabalham no ensino médio, 228 mil, ou 46%, atuam em pelo menos uma área para a qual não têm qualificação formal.

O número de professores com formação adequada em todas as aulas dadas representa 53% do total. Quase um terço, 32%, só dá aulas em matérias para as quais não tem especialização. Sociologia, Filosofia, Artes, Física e Química apresentam os piores resultados.

O Rio Grande do Sul está acima da média nacional e aparece na oitava posição no ranking dos 26 estados e Distrito Federal, com 60% dos professores formados na matéria que lecionam. O Ministério da Educação afirma que a situação pode ser melhorada com um esforço dos Estados e dos Municípios, com apoio da União, e com cursos de complementação pedagógica.

GAÚCHA

Deixe um comentário