Mesmo com crescimento populacional, Censo fica a baixo do esperado
Na última sexta-feira (3), o superintendente substituto do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) no RS e coordenador Estadual Operacional do Censo 2022, Luis Eduardo Azevedo Puchalski, esteve reunido com os prefeitos da região. O encontro, realizado na sede da Associação dos Municípios do Litoral Norte (Amlinorte), em Osório, também contou com a presença do deputado estadual Luciano Silveira (MDB).
Durante a reunião, Puchalski explicou toda a metodologia da realização do Censo. Ele aproveitou para ressaltar as imensas dificuldades enfrentadas pelos agentes para a conclusão da pesquisa. Segundo ele, o RS deverá apresentar um crescimento populacional de apenas 2,5% na comparação com o último Censo, realizado em 2010. Já a região do Litoral Norte deverá apresentar um crescimento de até 23,2% em relação ao último Censo, crescimento maior que a média do Estado, alcançando uma população estimada entre 418 e 420 mil pessoas. Porém, mesmo com o aumento da população, os dados ficaram abaixo do esperado.
Vale ressaltar que muitos moradores da região ainda não responderam o questionário, como acontece em Osório. Mesmo com as dificuldades o município ultrapassou a marca de 50 mil habitantes, o que altera também o Fundo de Participação dos Municípios (FPM). A arrecadação pode chegar, em 10 milhões de reais ao ano, em caso de o município atingir o coeficiente 2,2. Para isso é necessário que Osório se aproxime de 51 mil habitantes. Conforme última atualização a cidade possuí 50.395 mil habitantes. Até o final de março, o IBGE estará realizando visitas a todos os municípios para confrontar os dados, a fim de finalizar o trabalho de recenseamento na região.