Mariazinha é campeã Gaúcha Amadora de Skate Street
Entre os dias 24 e 25 de agosto, Capão da Canoa recebeu a etapa final do RS Skateboarding Street AM 2024 (Circuito Gaúcho Amador de Skate Street). A competição foi realizada na pista da Praça Marcelo Siqueira e contou com a participação de mais de 100 atletas do RS e Santa Catarina (SC). O evento, além de definir os campeões gaúchos da modalidade em 2024, também serviu como seletiva para o Campeonato Brasileiro, que acontecerá em dezembro, na cidade de Santos (SP).
A competição marcou o retorno da osoriense Maria Santos (Mariazinha) as pistas após ter sofrido uma grave lesão. Para quem não lembra, em novembro do ano passado, a jovem de 16 anos estava em Recife (PE) para a disputa da quarta e última etapa do STU de Skate, quando acabou sofrendo uma queda durante os treinamentos.
Mariazinha acabou fraturando a tíbia e a fíbula. Após passar por cirurgia, a atleta iniciou a recuperação, passando por diversas seções de fisioterapia. Somente, a pouco mais de duas semanas, ela voltou a andar de skate e começou a se preparar para a competição em Capão. E, logo na sua volta, Mariazinha deixou as adversárias para trás e se sagrou campeã na categoria Street Feminino.
Dando duas voltas, a melhor nota da skatista foi 21,17, o suficiente para ficar com o título. Muito emocionada, a atleta de Osório falou sobre a conquista no seu retorno as competições: “A cara de choro entrega tudo. Pouco menos de duas semanas atrás, voltei a andar de skate e, hoje, me consagrei campeã Estadual Amadora. Não sei o que dizer, só sentir e, claro, sorrir e sorrir muito. Depois de tudo que passei, qualquer felicidade para mim deve ser muito sentida. E é isso: viva o skate”, declarou Mariazinha.
OUTROS RESULTADOS
Além da osoriense, outro atleta da região foi campeão no Street Masculino Amador: Aldair Bastian Castanha, de Capão da Canoa, derrotou outros sete skatistas na final para ficar com o título. Na decisão, o caponense tirou a nota de 59,57, somando 1,57 ponto a mais que o vice-campeão Rafael Pereira (Porto Alegre).
E teve mais atletas do Litoral Norte subindo no pódio. Na Masculina Iniciante, Murilo Lima (Capão da Canoa) e Kalani Maciel (Tramandaí) ficaram em 2º e 3º lugar, respectivamente, com as notas 54,63 e 52,80. O campeão na categoria foi João Augusto Segatto (Arroio do Meio), que somou 55,80 pontos.
Já na Mirim Masculina, Zarthur Reushider, de Arroio do Sal, terminou em terceiro, fazendo 30,73 pontos. O título ficou com Matheus Tesch (Poa), com a nota de 36,07.
CRÉDITO
Divulgação