Mais Médicos tem 12 vagas para o Litoral Norte

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou novas vagas para o Programa Mais Médicos. O anúncio foi realizado na segunda-feira (1), durante evento em Salvador (BA). No mesmo dia, o Ministério da Saúde (MS) lançou o Edital para o concurso, disponível em: www.maismedicos.gov.br/editais-abertos-anteriores.

Ao todo, foram disponibilizadas 3.184 vagas em mais de 1,5 mil cidades brasileiras. Conforme o MS, o objetivo é conseguir contemplar 10,6 milhões de pessoas. Após o término do processo, o país passará a contar com cerca de 28 mil médicos, atingindo a meta estabelecida pela União.

Para o Litoral Norte gaúcho são 12 vagas, contemplando 10 municípios: Arroio do Sal (1), Capão da Canoa (2), Maquiné (1), Morrinhos do Sul (1), Mostardas (1), Osório (1), Palmares do Sul (1), Santo Antônio da Patrulha (1), Torres (1) e Tramandaí (2). Das vagas, apenas a para Osório é para equipe de Atenção Primária ao Sistema Prisional. Já as demais, são destinadas às equipes de Estratégia de Saúde da Família (ESFs).

As inscrições vão até às 18h de sábado (6) e devem ser feitas de maneira online, no seguinte link: www.maismedicos.saude.gov.br. Podem participar da seleção os seguintes profissionais:

– Médicos formados em universidades brasileiras ou com diplomas revalidados no Brasil, com registro no Conselho Regional de Medicina (CRM);

– Médicos brasileiros com habilitação para exercer a profissão no exterior;

– Médicos estrangeiros com habilitação para exercer a profissão no exterior.

No caso dos médicos estrangeiros, o Ministério da Saúde exige que o profissional tenha conhecimento em língua portuguesa, além das regras de organização do Sistema Único de Saúde (SUS). Vale ressaltar que, todos os candidatos devem estar com a situação regular na esfera criminal da Justiça nos últimos seis meses. No caso dos médicos brasileiros, também é necessário estar em dia com a Justiça Eleitoral.