POLICIAL

Mais de três mil óculos são apreendidos no Litoral

Fiscalização foi realizada em seis estabelecimentos de Tramandaí. – Foto: PC

A Polícia Civil (PC), por meio da Delegacia de Polícia de Proteção ao Consumidor (Decon), com apoio da Comissão de Combate à Informalidade (CCI) e do Sindicato do Comércio Varejista de Material Óptico e Fotográfico do RS (Sindióptica-RS), realizou na quarta-feira (12), uma ação para fiscalizar lojas de Tramandaí. Ao todo, seis estabelecimentos da região central da cidade foram visitados. Segundo o delegado Joel Wagner, a ação visa coibir a falsificação e a comercialização de produtos impróprios para consumo humano, garantindo a saúde dos consumidores.

Durante a ação, foram apreendidas aproximadamente três mil unidades de óculos, além de armações, todos falsificados. Conforme a Polícia, os óculos de grau eram vendidos sem receituário médico, o que é irregular. Já os óculos de sol não tinham procedência. Os responsáveis pelos locais vão responder pelos crimes de violação aos direitos autorais, venda de produtos contrafeitos (imitados ou falsificados), além de crime contra a propriedade industrial e contra as relações de consumo

O presidente do Sindióptica-RS, André Roncatto, alerta para que as pessoas não comprem esse tipo de produto e fiquem atentos aos preços mais baratos: “As pessoas são iludidas porque acreditam fazer um investimento, mas estão comprando um produto pirata sem qualquer proteção”, declarou.