GERAL

Luciano Silveira debate sobre Fundopen da irrigação

O deputado estadual Luciano Silveira (MDB) participou na segunda-feira (6), em Não-Me-Toque, da abertura da 23ª Expodireto Cotrijal. Ao lado do deputado federal Alceu Moreira (MDB, o parlamentar destacou a força do setor primário e da feira, considerada a segunda maior, depois da Expointer. “Que o Rio Grande do Sul tem um agronegócio pujante todos sabemos. Mas de tempos em tempos esse protagonismo salta aos olhos e mostra todo o seu potencial, em ocasiões como esta”, afirmou o parlamentar.

Em sua primeira participação em um evento oficial, na condição de presidente da Comissão de Agricultura da Assembleia Legislativa do Estado (AL-RS), Luciano aproveitou a presença das principais lideranças gaúchas do agronegócio para debater a situação do agronegócio gaúcho, após mais um período de estiagem (o segundo consecutivo no Estado), além de ouvir as sugestões e propostas.

FUNDOPEN DA IRRIGAÇÃO

O presidente do Sindicato das Indústrias de Máquinas Agrícolas do RS (Simers), Cláudio Bier, detalhou a proposta do Fundopen da Irrigação, e fez um apelo pela aprovação do projeto, que deve tramitar pela Assembleia nos próximos meses. “Nós do sindicato montamos um programa fora de série, com o apoio de uma consultoria especializada, construindo uma alternativa simples, mas de uma profundidade muito grande, que foi entregue ao governador, que ficou bastante entusiasmado”, relatou. “Hoje, se você plantar um hectare, sem irrigação, você colhe 100 sacas de milho. Se plantar com irrigação, esses 100 passam para 250. Essa diferença de 150, que não existiria sem irrigar, é um Fundopen, como se fosse uma empresa de fora que vende seu produto aqui. Então, uma parte do ICMS, que está estocado com o Estado, serviria para financiar este programa”, explicou.

Luciano aproveitou, ainda, a presença dos secretários estaduais Ronaldo Santini (Desenvolvimento Rural) e Giovani Feltes (Agricultura), para, junto com o presidente da AL-RS, Vilmar Zanchin e com seu colega de Comissão, Capitão Martin, numa rápida conversa, encaminhar, já na próxima semana, a realização de uma reunião da Comissão de Agricultura e da Comissão Externa de Acompanhamento da Estiagem com a participação, também, da secretária do Meio Ambiente, Marjorie Kauffmann.

“Queremos nos somar aos esforços dos governos estadual e federal e das lideranças do agro, na busca de soluções concretas para reduzir o impacto da estiagem no setor. Mas, mais do que isso, estabelecer uma política efetiva e permanente que reduza a dependência climática das lavouras gaúchas”, afirmou Luciano. Fazer isso é olhar para frente, para o futuro do agro”, completou o deputado osoriense.

EXPODIRETO

A abertura do evento também contou com a presença do ministro da Agricultura, Carlos Fávaro; do governador Eduardo Leite; e do presidente da Assembleia Legislativa do Estado, Vilmar Zanchin, entre outras autoridades. Realizada desde o ano 2000, a Feira atrai visitantes de mais de 70 países. São 250 mil pessoas que passam pelo parque em cinco dias, ávidas por ver as novidades nas áreas de máquinas e equipamentos agrícolas, produção vegetal, produção animal, agricultura familiar, meio ambiente, pesquisa e serviços voltados ao campo.

Neste ano, mais de 560 empresas trarão suas atrações. Os 131 hectares estão divididos por segmentos de máquinas e equipamentos, produção vegetal, produção animal, agricultura familiar, central de imprensa e Arena Agrodigital. A Feira também disponibiliza quatro pavilhões para a montagem de estandes. Apesar da estiagem, a expectativa da feira é de repetir o bom desempenho de 2022, com quase cinco bilhões de reais em vendas.