Todos os redutores de velocidade instalados nas rodovias estaduais estarão operando a partir deste sábado (7). A partir da meia-noite, mais 109 faixas passarão a ser monitoradas por lombadas eletrônicas. A Secretaria dos Transportes e o Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer), autorizou o funcionamento dos dispositivos, que reforçam a fiscalização em 17 estradas gaúchas.
Os medidores fixos de velocidade compõem os últimos quatro lotes encaminhados à licitação pela autarquia. O primeiro, que engloba a ERS-155 e a ERS-239, já está operando desde agosto deste ano, assim como os equipamentos da ERS-409, viabilizados por meio de convênio com a prefeitura de Vera Cruz. No total, 20 rodovias possuem lombadas eletrônicas para o monitoramento de 132 faixas. “Substituímos os equipamentos antigos e acrescentamos dez locais que não estavam sendo monitorados”, explica o secretário dos Transportes, Pedro Westphalen. Os novos pontos estão na ERS-155, em Ijuí, onde duas faixas são monitoradas, e na ERS-239, em Novo Hamburgo e Taquara – cada uma das rodovias com quatro faixas.
As lombadas eletrônicas autuam os motoristas que excedem o limite de velocidade de 40, 50 e 60 quilômetros por hora. De acordo com o diretor de Operação Rodoviária do Daer, Rogério Uberti, a finalidade dos redutores não é apenas punir os infratores. “A intenção é preservar a segurança dos motoristas e demais usuários da via, como pedestres e ciclistas. Por isso, esses dispositivos foram estrategicamente colocados em rodovias com grande fluxo de veículos e em trechos onde há registro de acidentes”, destaca. O investimento na reinstalação das lombadas eletrônicas é de mais de R$ 3,8 milhões e o contrato possui validade de 12 meses.
Uberti ressalta que, nos próximos meses, novas lombadas eletrônicas serão instaladas nas rodovias estaduais. “Através de aditivos nos contratos já firmados, incluiremos mais equipamentos em trechos que estamos analisando desde março deste ano”, detalha.
Locais onde estão instaladas as lombadas eletrônicas:
Rodovia |
Município |
Local – Sentido |
km |
Faixas |
ERS-030 |
Glorinha |
Osório – Gravataí (bidirec.) |
24,400 |
1 |
ERS-030 |
Glorinha |
Gravataí – Osório (bidirec.) |
24,400 |
1 |
ERS-030 |
Osório |
Gravataí – Osório |
79,400 |
1 |
ERS-030 |
Osório |
Osório – Gravataí |
79,400 |
1 |
ERS-115 |
Igrejinha |
Taquara – Gramado |
9,900 |
1 |
ERS-115 |
Igrejinha |
Gramado – Taquara |
10,200 |
1 |
ERS-115 |
Três Coroas |
Taquara – Gramado |
21,300 |
1 |
ERS-115 |
Três Coroas |
Gramado – Taquara |
21,400 |
1 |
ERS-124 |
Montenegro |
Montenegro – BR/386 |
29,500 |
1 |
ERS-124 |
Montenegro |
BR/386 – Montenegro |
29,600 |
1 |
ERS-126 |
Sananduva |
BR/285 – Sananduva |
102,100 |
1 |
ERS-129 |
Encantado |
Arroio do Meio – Guaporé |
72,000 |
1 |
ERS-129 |
Encantado |
Guaporé – Arroio do Meio |
72,200 |
1 |
ERS-155* |
Ijuí |
BR/285 – Chorão |
1,300 |
1 |
ERS-155* |
Ijuí |
BR/285 – Chorão |
2,300 |
1 |
ERS-155* |
Ijuí |
Chorão – BR/285 |
2,300 |
1 |
ERS-155* |
Ijuí |
BR/285 – Chorão |
10,665 |
1 |
ERS-155* |
Ijuí |
Chorão – BR/285 |
10,735 |
1 |
ERS-235 |
Nova Petrópolis |
Nova Petrópolis – Gramado |
4,000 |
1 |
ERS-235 |
Nova Petrópolis |
Gramado – Nova Petrópolis |
4,100 |
1 |
ERS-235 |
Nova Petrópolis |
Nova Petrópolis – Gramado |
8,500 |
1 |
ERS-235 |
Nova Petrópolis |
Gramado – Nova Petrópolis |
8,600 |