GERALREGIÃO

Litoral Norte registra ponto impróprio para banho

Praia de Magistério, localizada no município de Balneário Pinhal. – Foto: Divulgação

A equipe do Projeto Balneabilidade divulgou na sexta-feira (7), o quarto boletim da temporada 2021-2022. De acordo com a análise, dos 90 pontos monitorados, 86 estão próprios para banho, incluindo as Lagos do Peixoto e do Horácio e a praia de Atlântida Sul, todos em Osório.

Além desses pontos, os locais vistoriados nas cidades de Arroio do Sal, Capão da Canoa, Cidreira, Imbé, Mostardas, Santo Antônio da Patrulha, Palmares do Sul, Torres, Tramandaí e Xangri-lá também estão próprios para banho.

Quatro pontos no Estado foram considerados impróprios para banho, incluindo a praia do Magistério, em Balneário Pinhal. Também aparecem no Boletim: a praia Recanto das Mulatas (Barra do Ribeiro), o Balneário dos Prazeres (Pelotas) e a praia do Encontro (São Jerônimo). Nesses locais, os veranistas devem evitar entrar na água.

Do total de locais monitorados, 82 são analisados pela Fepam e pela Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan). Em Pelotas, o Serviço Autônomo de Saneamento de Pelotas (Sanep) realiza a coleta e a análise em oito pontos. No Litoral Norte, o trabalho é realizado pela equipe da Regional da Fepam, que conta com a colaboração da Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura.

O Balneabilidade é realizado desde o verão 1979/1980 e integra o projeto RS Verão Total do governo do Estado. O projeto é coordenado pelo Departamento de Qualidade Ambiental da Fepam e obedece à Resolução Conama 274/2000. Os resultados das análises serão divulgados todas as sextas-feiras, até 04/03, pelo site (www.fepam.rs.gov.br) e redes sociais da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam). Vale destacar que o resultado é válido por uma semana, sendo alterado (ou não) a cada novo Boletim.

RESPOSTA DA PREFEITURA – O Executivo de Pinhal, logo após sair o boletim da Balneabilidade se pronunciou sobre o fato da cidade possuir uma praia imprópria para banho. A seguir veja a nota da integra emitida pela prefeitura de Balneário Pinhal:

“A Prefeitura de Balneário Pinhal, se manifesta, a respeito de relatório de balneabilidade divulgado pela Fepam, nesta sexta-feira (7). Segundo o documento, apenas um ponto, da praia do Magistério – em frente à Rua General Câmara, estaria impróprio para banho, nesta semana. Esse é o quarto boletim, feito pelo órgão, na temporada 2021/2022 e é a primeira vez que Balneário Pinhal apresenta um ponto sem condições de balneabilidade.

De acordo com a bióloga da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Aimé Siqueira, para analisar as condições bacteriológicas nas praias, a Fepam utiliza o parâmetro Escherichia coli (E. coli). O ponto monitorado é classificado como impróprio quando, um número determinado de amostras, tiver valores superiores ao recomendado. Ainda segundo a bióloga, esse resultado pode mudar até a próximo boletim da FEPAM, que será divulgado no dia 14. Diversos fatores podem interferir nesse resultado, como o período de veraneio, onde é registrado um aumento da população.

Nesse sentido, a prefeitura está tomando medidas de fiscalização rigorosas, para que o ponto em questão não figure mais como impróprio para banho”, finaliza a nota.