REGIÃO

Litoral Norte recebe ‘RS Sustentável’

A Câmara de Vereadores de Santo Antônio da Patrulha recebeu durante a segunda-feira (11), a quarta edição do ‘RS Sustentável: Cada Gota Conta – Para Mais ou Para Menos, o Debate Sobre Água é Agora’. O seminário, que contou com a presença de diversas autoridades, incluindo o presidente da Assembleia Legislativa do Estado (AL-RS), Adolfo Brito (PP), reuniu empresários e produtores agropecuários das regiões Metropolitana e do Litoral Norte gaúcho.

Para dar início ao evento, Brito, acompanhado dos deputados estaduais Joel Wilhelm (PP) e Sergio Peres (Republicanos), realizou uma rodada de introdução à pauta central do ‘RS Sustentável: Cada Gota Conta’. “A ideia dos debates com a sociedade civil consiste em apresentar alternativas que direcionem para a elaboração de uma Legislação – a ser ratificada pelos parlamentares – que possa sanar ou mitigar as dificuldades recorrentes em períodos de estiagem a partir de dinâmicas de armazenagem de água e posterior implementação de mecanismos de irrigação. Aumento da produtividade, zelo ambiental e segurança jurídica aos agricultores são os focos da temática elencada”, declarou o presidente do Legislativo do RS. Além dos parlamentares, também tiveram espaço de fala o prefeito de SAP, Rodrigo Massulo, e o presidente do Legislativo patrulhense, Sérgio Alexandre Airoldi.

Logo em seguida, o seminário seguiu com a fala de quatro especialistas: Claudio Cunha (advogado especialista em Direito Ambiental); Cristiano Horbach Prass (chefe do Departamento Agrossilvipastoril da Fundação Estadual de Proteção Ambiental – Fepam); José Enoir Daniel (engenheiro agrônomo e assessor técnico do Fórum Democrático de Desenvolvimento Regional da AL-RS); e José Tronchoni (engenheiro agrônomo do Instituto Rio Grandense do Arroz – Irga). A medição do painel: Reservação de Água, Irrigação e Psicultura ficou a cargo da jornalista Gisele Loeblein. Durante o debate, foram discutidas questões ambientais e legais e da viabilidade técnica e econômica da atividade.

POTENCIAL HÍDRICO DAS BACIAS

Último a falar, o engenheiro agrônomo José Tronchoni abordou a viabilidade técnica da irrigação que permita aumento de produtividade na agricultura. O especialista aproveitou a ocasião para apresentar um estudo sobre a capacidade hídrica da região, formada pelas bacias do Rio Gravataí, Rio dos Sinos e Lagoa dos Barros.

O Rio Gravataí abastece 92 lavouras, incluindo 42 de Santo Antônio da Patrulha (36% da área cultivada). Segundo Tronchoni, as dificuldades da Bacia estão relacionadas a proximidade com regiões densamente habitadas e também com o abastecimento público, além do regramento ambiental. Por outro lado, ele destaca a alta produtividade e tecnologia em função de sistemas de irrigação e drenagem, e o baixo consumo de água nas lavouras. Na Bacia dos Sinos, por exemplo, rios e arroios irrigam 1,132 milhão de hectares de lavouras de arroz. Enquanto isso, a Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) capta 50 mil litros por segundo, atendendo 60% da demanda de municípios como: Caraá, Rolante, Taquara, Sapiranga, Campo Bom e também Santo Antônio da Patrulha.

Já a Lagoa dos Barros, localizada entre SAP e Osório, conforme o agrônomo, “tem manancial de água suficiente para abastecer a agricultura, mas de difícil aproveitamento futuro para o abastecimento humano, devido a qualidade da água, comprometida com o lançamento da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) osoriense”, afirmou o representante do Irga. Para Tronconi, a região tem abundância de água suficiente para abastecer a demanda dos municípios na temporada de Verão, período onde as chuvas são mais escassas. Ainda durante a sua fala, ele defendeu a construção de barragens no Rio Gravataí, visto que, “a irrigação não pode ser considerada vilã na Bacia Sinos”, completou José.

Engenheiro agrônomo José Tronchoni.
Engenheiro agrônomo José Tronchoni.

ENCERRAMENTO

No final do evento, o deputado Adolfo Brito reforçou a necessidade da composição de uma Legislação que atenda às necessidades apontadas pelos produtores. Por fim, o presidente da Assembleia Legislativa do RS agradeceu a participação de autoridades e da comunidade presente. Lembrando que próximo encontro está marcado para o dia 29 deste mês, em Canguçu, na região Sul do Estado.

Deputado Adolfo Brito e o prefeito de SAP Rodrigo Massulo.
Deputado Adolfo Brito e o prefeito de SAP Rodrigo Massulo.
Jornalista Gisele Loeblein (ao centro) comandou painel com especialistas.
Jornalista Gisele Loeblein (ao centro) comandou painel com especialistas.

CRÉDITOS
FOTO 1, 2 E 3 – Rodrigo Rodrigues
FOTO 4 – Arthur Cunha