Litoral Norte recebe ‘RS Sustentável’
A Câmara de Vereadores de Santo Antônio da Patrulha recebeu durante a segunda-feira (11), a quarta edição do ‘RS Sustentável: Cada Gota Conta – Para Mais ou Para Menos, o Debate Sobre Água é Agora’. O seminário, que contou com a presença de diversas autoridades, incluindo o presidente da Assembleia Legislativa do Estado (AL-RS), Adolfo Brito (PP), reuniu empresários e produtores agropecuários das regiões Metropolitana e do Litoral Norte gaúcho.
Para dar início ao evento, Brito, acompanhado dos deputados estaduais Joel Wilhelm (PP) e Sergio Peres (Republicanos), realizou uma rodada de introdução à pauta central do ‘RS Sustentável: Cada Gota Conta’. “A ideia dos debates com a sociedade civil consiste em apresentar alternativas que direcionem para a elaboração de uma Legislação – a ser ratificada pelos parlamentares – que possa sanar ou mitigar as dificuldades recorrentes em períodos de estiagem a partir de dinâmicas de armazenagem de água e posterior implementação de mecanismos de irrigação. Aumento da produtividade, zelo ambiental e segurança jurídica aos agricultores são os focos da temática elencada”, declarou o presidente do Legislativo do RS. Além dos parlamentares, também tiveram espaço de fala o prefeito de SAP, Rodrigo Massulo, e o presidente do Legislativo patrulhense, Sérgio Alexandre Airoldi.
Logo em seguida, o seminário seguiu com a fala de quatro especialistas: Claudio Cunha (advogado especialista em Direito Ambiental); Cristiano Horbach Prass (chefe do Departamento Agrossilvipastoril da Fundação Estadual de Proteção Ambiental – Fepam); José Enoir Daniel (engenheiro agrônomo e assessor técnico do Fórum Democrático de Desenvolvimento Regional da AL-RS); e José Tronchoni (engenheiro agrônomo do Instituto Rio Grandense do Arroz – Irga). A medição do painel: Reservação de Água, Irrigação e Psicultura ficou a cargo da jornalista Gisele Loeblein. Durante o debate, foram discutidas questões ambientais e legais e da viabilidade técnica e econômica da atividade.
POTENCIAL HÍDRICO DAS BACIAS
Último a falar, o engenheiro agrônomo José Tronchoni abordou a viabilidade técnica da irrigação que permita aumento de produtividade na agricultura. O especialista aproveitou a ocasião para apresentar um estudo sobre a capacidade hídrica da região, formada pelas bacias do Rio Gravataí, Rio dos Sinos e Lagoa dos Barros.
O Rio Gravataí abastece 92 lavouras, incluindo 42 de Santo Antônio da Patrulha (36% da área cultivada). Segundo Tronchoni, as dificuldades da Bacia estão relacionadas a proximidade com regiões densamente habitadas e também com o abastecimento público, além do regramento ambiental. Por outro lado, ele destaca a alta produtividade e tecnologia em função de sistemas de irrigação e drenagem, e o baixo consumo de água nas lavouras. Na Bacia dos Sinos, por exemplo, rios e arroios irrigam 1,132 milhão de hectares de lavouras de arroz. Enquanto isso, a Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) capta 50 mil litros por segundo, atendendo 60% da demanda de municípios como: Caraá, Rolante, Taquara, Sapiranga, Campo Bom e também Santo Antônio da Patrulha.
Já a Lagoa dos Barros, localizada entre SAP e Osório, conforme o agrônomo, “tem manancial de água suficiente para abastecer a agricultura, mas de difícil aproveitamento futuro para o abastecimento humano, devido a qualidade da água, comprometida com o lançamento da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) osoriense”, afirmou o representante do Irga. Para Tronconi, a região tem abundância de água suficiente para abastecer a demanda dos municípios na temporada de Verão, período onde as chuvas são mais escassas. Ainda durante a sua fala, ele defendeu a construção de barragens no Rio Gravataí, visto que, “a irrigação não pode ser considerada vilã na Bacia Sinos”, completou José.

ENCERRAMENTO
No final do evento, o deputado Adolfo Brito reforçou a necessidade da composição de uma Legislação que atenda às necessidades apontadas pelos produtores. Por fim, o presidente da Assembleia Legislativa do RS agradeceu a participação de autoridades e da comunidade presente. Lembrando que próximo encontro está marcado para o dia 29 deste mês, em Canguçu, na região Sul do Estado.


CRÉDITOS
FOTO 1, 2 E 3 – Rodrigo Rodrigues
FOTO 4 – Arthur Cunha