REGIÃO

Litoral Norte poderá ter Curso de Medicina

Na manhã de segunda-feira (28/11), o prefeito de Capão da Canoa Amauri Magnus Germano e a Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) assinaram um Protocolo de Intenções para a implantação do curso de Medicina na cidade. Atualmente o Campus da Unisc no município oferece os cursos de Administração e Direito (presencial), além de outros na modalidade de Educação à Distância (EaD). Caso isso se confirmar, a região terá pela 1ª vez a oferta do Curso de Medicina.

A novidade foi anunciada após pedidos da comunidade por um curso voltado à área da saúde. “Nessa assinatura do convênio nos comprometemos com a prefeitura em realizar esse estudo de viabilidade. Também, haverá a implantação de novos cursos, todo um trabalho com as lideranças de Capão da Canoa. Ainda, a possibilidade da implantação de uma incubadora tecnológica junto ao ecossistema de inovação que já existe”, comentou a vice-reitora da Unisc, Andreia Rosane de Moura Valim.

O Protocolo de Intenções tem por objeto regular a conjugação de esforços entre as partes para a consecução das atividades de ensino, pesquisa, extensão ou cooperação técnica, respeitadas as legislações específicas dos mesmos, especialmente na união de esforços para fins de viabilidade de implantação do Curso de Medicina no Campus da Unisc em Capão.

O prefeito de Capão da Canoa destacou a importância da implantação do curso para o desenvolvimento da cidade e do Litoral Norte. “Vamos trabalhar em conjunto com a Unisc, auxiliando em tudo aquilo que for possível para que possamos, em breve, contar com o curso de medicina em nossa cidade, tendo em vista que isso será um avanço significativo para toda a nossa região, pois formaremos em nossa cidade esses profissionais que são tão necessários para todos nós”, afirmou Amauri Magnus.

Além do prefeito de Capão e da vice-reitora da Unisc, estiveram presentes durante o ato: o Reitor da Universidade de Santa Cruz do Sul, Rafael Frederico Henn; o Presidente da Associação dos Municípios do Litoral Norte (Amlinorte) e prefeito de Arroio do Sal, Affonso Flávio Angst (Bolão); secretários municipais, vereadores, integrantes da Unisc, entre outras autoridades.

Foto: Luiz Moraes