REGIÃOSAÚDE

Litoral Norte deve receber novo Hospital

A cidade de Capão da Canoa pode contar com um novo Hospital a partir de 2025. O município da região vai ser contemplado, por meio de uma parceria entre a Associação Educadora São Carlos (AESC), responsável pelo Hospital Mãe de Deus em Porto Alegre; e a incorporadora Pessi.

O projeto, que está em fase de estudo, prevê a construção de um novo Hospital, o qual seria referência para todas as cidades do Litoral Norte gaúcho, passando a dobrar o número de leitos de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) em Capão. Atualmente, a AESC já é responsável por cuidar do Hospital da cidade, o Santa Luzia, que conta com 101 leitos disponíveis.

Com a nova unidade de saúde esse número chegaria a 200, sendo 120 para atender pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) e 80 para pacientes com outros convênios e particulares. Além de mais leitos, o novo Hospital deve contar com um ambulatório de especialidades, como Cardiologia e Oncologia. Também vai ser instalado o Hospital Dia, com área para exames e aumento das salas de centro cirúrgico. No pré-projeto ainda está previsto um estacionamento para aproximadamente 500 veículos e a construção de um heliponto.

O novo Hospital deve ser construído em um terreno adquirido pela construtora, na esquina da Rua Dom Luiz Guanella, onde ficava a antiga garagem da Unesul, e quase em frente ao Santa Luzia. Ao todo, o terreno tem uma área de 6,7 mil metros quadrados.

Na semana passada, o estudo foi apresentado ao prefeito de Capão da Canoa, Amauri Magnus; e ao presidente do Legislativo caponense, Eduardo Sarmento. Ele precisa ser aprovado pela Câmara de Vereadores da cidade para poder ser colocado em prática. Se tudo der certo, o projeto deve ser finalizado em janeiro de 2022, com as obras iniciando em julho do mesmo ano. Já a conclusão da obra deve ocorrer em 2025. Até lá, o Hospital Santa Luzia segue funcionando normalmente. Depois do novo Hospital estar funcionando, o Santa Luzia vai passar a compor uma ala dedicada ao SUS.

FOTO: Pitol.com