Lagoa do Marcelino receberá Circuito de Teatro de Rua
OSÓRIO – Dando continuidade as apresentações doCircuito de Teatro de Rua pelo Litoral Norte, o Complexo da Lagoa do Marcelino receberá na tarde de sábado (2), o espetáculo MIRA – Extraordinárias diferenças, sutis igualdades. O início está marcado para às 15h e aberto a toda comunidade osoriense.
Na peça, o grupo de teatro ‘De Pernas Pro Ar’ se aventurou a propor ao público um olhar agigantado sobre as mais puras relações infantis, e é através das brincadeiras populares que este estranho mundo se revela. O espetáculo com bonecos gigantes, livremente inspirado nas obras do artista plástico Espanhol Joan Miró, traz essas estranhas formas de vida com capacidade de mostrar a realidade de forma simples e simbólica.
Relações lúdicas, corriqueiras sugerem o desprendimento da aparência real dos bonecos, fazendo o público mergulhar em sua própria identidade. Esta metáfora composta pela sutileza de contrastes de cada personagem, sugere as diferenças com leveza, cor, luz e poesia. Mirar estas figuras divertidas em situações tão puras e cotidianas, embaladas por uma trilha sensível e empolgante propõe uma volta à infância ou a um simples colorido para a vida.
CIRCUITO
No dia 10 de outubro, teve início o Circuito de Teatro de Rua pelo Litoral Norte. Ao todo, oito grupos realizarão 30 apresentações em diferentes cidades da região (incluindo Osório), até 1º de dezembro. Realizado com recursos da Lei Complementar n° 195/2022 (Lei Paulo Gustavo), o Festival foi criado pelo produtor cultural Pascal Berten, morador de Maquiné. “O Litoral Norte nunca teve um circuito de teatro de rua nem conta com grandes mostras ou festivais de arte”, afirma Berten. “A região aumenta sua população no Verão em mais de 100%, tendo uma verdadeira overdose turística, inclusive com alguns megaeventos, mas não um projeto cultural de cunho popular, com acesso gratuito e irrestrito. O Circuito de Teatro de Rua se dirige as pessoas que moram e trabalham no Litoral Norte e eventuais turistas que estejam visitando a região e tem um público estimado em 10 mil pessoas”, complementa o idealizador do Circuito.
CRÉDITO
Luciano Wieser