Jornais do Interior no 61º Congresso em Uruguaiana
O evento realizado no último final de semana teve como tema “Da Paica ao Pixel: como manter o jornal impresso relevante” levando a discussão da importância deste meio de comunicação nas comunidades. Promovido pela Associação de Jornais do Interior do RS – ADJORI-RS teve como sede anfitriã a cidade de Uruguaiana com a organização do Jornal Cidade, do diretor Nilson Correa e a esposa Gabriela.
O presidente a entidade, diretor do Jornal Momento, de Osório, Omar Batista Luz ressaltou a relevância dos jornais impressos neste momento de reconstrução do estado. “Nossa história está registrada nos jornais das comunidades e sempre buscando o melhor para a cidade onde está inserido. Agora é o momento de fazer desta história a alavanca para a reconstrução de nossas comunidades”.
O 61º Congresso ocorreu nos dias 6,7 e 8 de dezembro, sendo o primeiro dia de visita a organizações da comunidade que revelam a pujança do município nas mais diferentes áreas econômicas. Já o sábado foi dia de trabalho com palestras de relevância aos jornais iniciando com o Desembargador Túlio Martins, da 10ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do RS, discorrendo sobre “Jornalismo e desinformação – ética, responsabilidade e dano moral”. Dando seguimento, o presidente da ARI – Associação Riograndense de Imprensa, José Nunes, reforçou a importância dos jornais do interior. Já a jornalista Rachel Wunsch, produtora da TV Brasil discorreu sobre o grupo de WhatsApp, intitulado Jornalistas RS criado durante as enchentes de maio para apoiar na divulgação de notícias e informações oficiais e de jornalistas na cobertura dos acontecimentos. Na parte da tarde foram abordados assuntos técnicos com Vanessa Rizzi, diretora-geral do Diário de Santa Maria, sobre “Um modelo de sustentabilidade financeira para o jornal impresso”, trabalho do Grupo Diário que está a reinventar e sustentar a operação do impresso. O jornalista uruguaianense e mentor em oratória Rafael Ferreira pronunciou-se sobre produção de vídeos e engajamento, dando dicas práticas de como tornar a atuação dos jornais nas redes sociais mais atrativa, aumentando a participação do leitor. Por fim, o artista gráfico Paulo Azevedo apresentou a nova identidade visual da Adjori RS e detalhou as fases de sua construção, bem como os arquétipos que fundamentaram os elementos que dão significado à logomarca.
A noite foi realizada a premiação do 7º ADJORI de Jornalismo onde foram premiados os inscritos em 9 categorias e depois pela classificação como jornal Bronze, Prata e Ouro. Prémios estes entregues pelo presidente da Adjori – RS, Omar Luz e pelo gerente da agência Banrisul de Uruguaiana, Ruy Farias Barbosa.
O prêmio Bronze foi conferido ao Jornal Contexto, da cidade de Carlos Barbosa recebendo o troféu o diretor Carlos Alberto Gelmini, o troféu Prata foi entregue ao diretor do jornal Gazeta da Serra, de Sobradinho, Laerson Rigon de Souza e o troféu Ouro ao Jornal Gazeta, de Campo Bom, ao diretor Mauri Spengler. O evento contou com o patrocínio do Banrisul, Prefeitura de Uruguaiana e da Logic Press, sendo realizado pelo Jornal Cidade de Uruguaiana, sendo um excelente evento que serviu para o congraçamento dos diretores de jornais e para o reconhecimento pelo trabalho realizado ao longo do último com o 7º Prêmio Adjori-RS de Jornalismo.
Créditos: Paulo Giovani