CIDADEESPORTESSOCIAL, CULTURA e EDUCAÇÃO

JEO conhece seus primeiros campeões

OSÓRIO – No dia chuvoso de quarta-feira (9), o Ginásio principal da Vila Olímpica recebeu a abertura dos Jogos Escolares de Osório (JEO). No primeiro dia da competição, que está sendo organizada pelo Sesc, foram conhecidos os campeões do Futsal, na categoria Juvenil, sendo premiados com medalhas os três primeiros colocados em cada categoria.

As partidas iniciaram no período da manhã e tiveram duas finais na parte da tarde. No naipe Feminino, a final foi disputada entre Ildefonso Simões Lopes (Rural) e Dezesseis de Dezembro. A Escola Rural chegou a decisão ao bater o Instituo Federal (IF) pelo placar de 1 a 0. Na outra semifinal, o 16 derrotou o Osvaldo Bastos também por 1 a 0.

O duelo pelo título foi marcado por domínio da Rural, que ficava com a bola, mas não conseguia aproveitar as chances criadas. Durante a partida, uma cena lamentável foi registrada. Houve uma briga dentro do Ginásio, envolvendo dois jovens. Após serem separados, os ânimos se acalmaram e o jogo seguiu. Vale ressaltar que não foram identificados se os ‘brigões’ tinham relação com as Escolas envolvidas ou não.

Com a bola voltando a rolar, a partida seguiu truncada, com poucas chances de gol e terminou mesmo empatada em 0 a 0. Na prorrogação, a Rural voltou a perder oportunidades de matar o confronto e, com o Dezesseis de Dezembro se segurando na defesa, o título foi decidido na disputa de pênaltis. Após o apito da arbitragem, as meninas da Rural caíram em quadra, cansadas após enfrentarem a sua segunda prorrogação e de maneira seguida.

Nos pênaltis, a goleira Yasmin brilhou, pegando o pênalti cobrado pela goleira do 16, defesa essa que confirmou a vitória por 3 a 2 e o título da categoria para a Escola Rural. Com o resultado, o IF ficou com a terceira colocação, já que havia perdido para a escola campeã na semifinal.

Dezesseis de Dezembro ficou em 2º lugar no Futsal Feminino Juvenil.
Instituo Federal ficou em 3º lugar no Futsal Feminino Juvenil.. – FOTOS: Lucas Rodrigues

INFANTIL MASCULINO

Um triangular definiu o campeão do Futsal Masculino Juvenil. Um clima hostil ficou presente no primeiro duelo entre as Escolas Adventista e Rural. As duas torcidas fizeram uma bonita festa, naquela que seria a final antecipada. Em um jogão de bola, a Rural chegou a abrir 2 a 0, com dois gols de V. Aguiar. No primeiro, após cobrança de escanteio, ele chutou cruzado, a bola desviou na marcação e entrou no canto direito. Na sequência, o camisa 10 cobrou uma falta na lateral da quadra e o goleiro do Adventista aceitou: 2 a 0.

Mas a reação do Adventista foi rápida. Na saída de bola, João Vitor, em jogada individual, chutou no canto para descontar: 2 a 1. Quando a Rural tentava o 3º, saiu o empate. Em contra-ataque, João Vitor recebeu de Guilherme e só teve o trabalho de empurrar a bola para o gol vazio: 2 a 2.

A partir daí os ânimos ficaram acirrados, com fortes divididas, reclamações e até bronca da arbitragem na torcida de Rural. Dentro de quadra, Guilherme (Adventista) e Moura (Rural) receberam o cartão vermelho e foram expulsos. Com cada equipe com três jogadores de linha, a Rural tentou pressionar no final e no último lance do jogo, Aguiar cobrou uma falta por cima da goleira, com a partida terminando empatada em 2 a 2.

Rural Vs CIEP

A Rural voltou à quadra para o segundo duelo do triangular final, dessa vez para encarar a equipe da Escola Professor Milton Pacheco (CIEP). O jogo foi praticamente de uma equipe só, com a Rural criando as chances, mas parando no goleiro adversário. De tanto insistir, Felipe acertou um chute forte, fazendo o gol da vitória da Rural sobre o CIEP. O placar ainda poderia ter sido maior: no final da partida, a Rural cobrou o escanteio para trás e o atleta da Escola chutou de primeira para o gol. Porém, o tempo já havia se esgotado e o gol foi anulado, o que gerou revolta por parte da equipe e da torcida da Rural. Mal sabiam eles que o gol faria muita falta na disputa pelo título.

Adventista Vs CIEP

Sem chances de título, o CIEP precisava ao menos empatar com o Adventista para que a Rural fosse campeã. Mas logo na saída de bola, Dalpa mandou um chute colocado para abrir o marcador para o Adventista: 1 a 0. Brincando de perder gols, era questão de tempo para o Adventista aumentar a vantagem.

Em outra partidaça de João Vitor, o camisa 10 do Adventista recebeu, limpou a marcação e chutou, a bola tocou no travessão e quicou dentro do gol: 2 a 0. Já no final da partida, a defesa do CIEP saiu jogando errado e João Vitor aproveitou para chutar para o gol, fazendo o 2º gol na partida e o terceiro do Adventista, dando número finais ao jogo. Com a vitória por 3 a 0, o Adventista chegou aos mesmo quatro pontos da Rural, mas acabou ficando com o título por causa do saldo de gols (+3 contra +1), deixando a Rural com o vice-campeonato. Com zero ponto no triangular final, o CIEP terminou com a 3ª colocação.

JEO – Os Jogos Escolares de Osório seguirão por todo o mês de agosto, quando ocorrerão as disputas de outras modalidades, como Basquete, Handebol e Vôlei. Todas as informações sobre o JEO 2023 você confere na edição impressa do Jornal Momento ou no nosso site: www.jornalmomento.com.br.