CIDADESOCIAL, CULTURA e EDUCAÇÃO

Iniciada programação do Novembro Azul no município

OSÓRIO – Novembro é o mês dedicado à conscientização sobre o Câncer de Próstata e é por isso que durante todo o mês acontece a Campanha do Novembro Azul. A iniciativa tem como objetivo incentivar os homens a cuidarem da saúde e realizarem exames preventivos.

No Brasil, o Câncer de Próstata é o segundo mais comum entre os homens, representando cerca de 29% dos casos de câncer, segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA). Somente em 2023, foram estimados mais de 70 mil novos casos no país, o que ressalta a importância de iniciativas que promovam a conscientização e o diagnóstico precoce.  Entre os principais sintomas estão: a dificuldade para urinar, sensação de bexiga cheia mesmo após ir ao banheiro, diminuição do jato de urina, dores na região pélvica e presença de sangue na urina ou no sêmen. No entanto, muitos casos são assintomáticos nas fases iniciais, o que torna o diagnóstico precoce ainda mais importante.

Homens que apresentarem qualquer um desses sinais, devem procurar um urologista, que poderá realizar os exames necessários para avaliar a presença da doença e orientar sobre o tratamento adequado. A recomendação médica é que, a partir dos 50 anos, homens realizem exames anuais de toque retal e dosagem de PSA (Antígeno Prostático Específico). Para aqueles com histórico familiar da doença, recomenda-se iniciar o acompanhamento a partir dos 45 anos. Vale ressaltar que o Câncer de Próstata, quando detectado precocemente, tem grandes chances de cura.

PROGRAMAÇÃO

Como é de costume, a prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, preparou uma série de atividades durante o Novembro Azul. Na quinta-feira (14), teve início o processo de capacitação dos servidores de Saúde do município. As ações seguirão nos dias 22 e 27 de novembro. Já para a comunidade, haverá Turno Estendido em todos os Postos de Saúde. Além disso, no dia 23 (um sábado), será o Dia ‘D’ da Campanha, quando os homens poderão realizar testes rápidos e consultas médicas, tudo de maneira gratuita.

CRÉDITO
Divulgação