CIDADE

Iniciada limpeza da Central de Transbordos

OSÓRIO – A prefeitura, por meio da Secretaria Municipalde Meio Ambiente e Agricultura, iniciou nesta semana, o serviço de limpeza da Central de Transbordos do município. A ação ocorre depois da reclamação por parte da população osoriense em relação ao grande acúmulo de lixo encontrado no local.

De acordo com a secretária Lourdes Helena Goularte, os trabalhos estão sendo realizados com intuito de que a nova empresa responsável pelo espaço possa assumir a gestão, o que, segunda ela, deve ocorrer ainda nos próximos dias. “Desde outubro do ano passado, a Central (de Transbordos) estava sem uma empresa operadora, devido a entraves judiciais que atrasaram os trâmites administrativos, forçando a abertura de um processo emergencial”, declarou a secretária.

Com a empresa assumindo o Transbordo, a prefeitura promete reestruturar o local, implementando medidas para coibir novos problemas. Entre as mudanças, estão a instalação de câmeras de monitoramento e a regulamentação da quantidade de materiais descartados diariamente. Conforme Lourdes Helena, será permitido o descarte de até um metro cúbico por dia (m3/d) por CPF, sendo os resíduos depositados em containers específicos.

Além disso, nem todo tipo de material será aceito, o que exigirá maior organização por parte da população. A expectativa é que essas medidas tragam maior controle e evitem que a Central de Transbordo volte a se tornar um ponto de descarte irregular. Para isso, a prefeitura local conta com apoio da população osoriense.

CRÉDITOS: PMO