Imbé confirma caso de Dengue
O município de Imbé confirmou nesta semana o primeiro caso de Dengue na cidade em 2023. A vítima é mulher de 54 anos de idade, moradora do balneário Harmonia. Segundo a Secretaria de Saúde da cidade, ela é hipertensa e teria apresentado os primeiros sintomas da doença no último dia 08/03. A mulher está em casa, sendo acompanhada pelos agentes de Sáude e passa bem.
Além deste caso, a Vigilância Epidemiológica de Imbé acompanha um outro caso suspeito já notificado no balneário Nordeste, cuja confirmação aguarda resultado de exame. Sem contar outros casos identificados pelos agentes de combate a endemias e que ainda estão em processo de monitoramento.
O combate ao mosquito Aedes Aegypti, hospedeiro do vírus transmissor de várias doenças, incluindo a Dengue, vem sendo tratado com seriedade pela prefeitura de Imbé. De acordo com a coordenadora da Vigilância Ambiental, Halina Borba, um atomizador costal, adquirido no final do ano passado, está sendo usado para eliminação das larvas em áreas próximas às residências onde estão os casos suspeitos e confirmados, impedindo que o ciclo do mosquito seja concluído. O larvicida utilizado é biológico e não apresenta riscos ao meio ambiente.
SITUAÇÃO NO ESTADO
Desde o início do ano, o RS já notificou aproximadamente 2,2 mil casos de Dengue em todo o Estado. Desses, pouco mais de 500 foram confirmados e seis deram inconclusivos. Já o restante, segue aguardando o resultado dos exames. No Litoral Norte, foram 13 casos notificados, sendo o de Imbé o segundo confirmado no ano. Lembrando que em 2022, a região teve apenas três notificações da doença, tendo um caso confirmado.
OUTRAS DOENÇAS
Até o início de março, quando saiu o último Informativo Epidemiológico do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (CEVS), o RS havia notificado 52 casos suspeitos de Chikungunya. Desses, quatro foram confirmados (todos importados), 27 foram descartados e 21 seguiam aguardando investigação. Em relação ao Zika Vírus, no mesmo período foram notificados no Estado 18 casos suspeitos, sendo nenhum caso confirmado. E para fechar, o RS ainda não registrou em 2023 nenhuma notificação de Febre Amarela.