IFRS fica em 3º lugar na Copa Osório de Judô
OSÓRIO – O último final de semana foi de muito Judô no município. Na sexta-feira (17), o Campus do Instituto Federal do RS (IFRS) recebeu uma reunião com os técnicos das equipes gaúchas. Na ocasião, o gerente de alto rendimento da Confederação Brasileira de Judô (CBJ), Marcelo Theotônio, tratou sobre o próximo ciclo Olímpico para os Jogos de Los Angeles (Estados Unidos), em 2028.
Além disso, os presentes puderam acompanhar as palestras ministradas pelo diretor-técnico da Federação Gaúcha de Judô (FGJ), Douglas Potrich; pelo presidente do Tribunal de Justiça Desportiva (TJD), Leonardo Culau; e pelos senseis Alexandre Vanin e Ricardo Borges. Dando continuidade, na manhã de sábado (18), novamente no Campus do IFRS, houve o Credenciamento Técnico. Com a presença do professor André Lopes, mais de 250 pessoas acompanharam uma conversa sobre o treinamento infantil. O presidente da FGJ, Luiz Bayard, saiu dos encontros satisfeito com o que viu: “Iniciamos 2025 com tudo e isso nos deixa ainda mais motivados. Promovemos um intercâmbio de alta qualidade na Reunião e no Credenciamento Técnico e ficamos muito satisfeitos com a resposta em forma dos espaços lotados. São cenas que mostram que o judô gaúcho está focado em seu aprimoramento para alcançar ainda mais conquistas”, declarou Bayard.
Já na tarde de sábado, o Ginásio Municipal Rutílio Kestering (Cirão) recebeu a Copa Osório de Judô. A competição marcou a abertura oficial do calendário de eventos competitivos da Federação Gaúcha da modalidade (FGJ). O evento contou com a presença do presidente da FGJ, Luiz Bayard; do vice-prefeito municipal, Ed Moraes; do assessor de Esportes, Henrique Luz; do vereador Ricardo Bolzan.
COMPETIÇÃO
Mais de 450 atletas e cerca de 50 equipes de todo o Rio Grande do Sul, participaram da competição. A Equipe do IFRS representou o município, com 15 atletas, e terminou na terceira colocação na Divisão Aspirantes, somando 106 pontos. Ao todo, foram sete medalhas conquistadas, sendo quatro ouros e três pratas (veja todos os medalhistas no final da matéria). A primeira posição ficou com a Associação de Judô Freires, de Canoas (região Metropolitana), com 202 pontos, 70 pontos a frente da segunda colocada, Judô Matozo, de Pelotas (região Sul). A campeã obteve 12 medalhas (nove ouros, duas pratas e um bronze. As equipes CM Judô e OSS (Sapiranga) completaram o pódio, somando 96 e 94 pontos, respectivamente. Já na Divisão Principal, teve dobradinha de Canoas, com o título ficando com o Kiai (448 pontos) e o vice-campeonato com a Fusegi (390 pontos). As porto-alegrenses Sogipa (384 pontos) e Grêmio Náutico União (344 pontos), além do Judô Holstein (222 pontos), de Canoas completaram o pódio. O IFRS terminou em 14º lugar, com 86 pontos, conquistando sete pódios (um 1º, cinco 2os e um terceiro lugar). O atleta Fabio Garcia foi o grande destaque, conquistando duas pratas nas categorias Veteranos 2 e 3 Pesado, ambas acima de 100 quilos (kg).
DIVISÃO ASPIRANTES
Sub-13 Médio (-47kg): 1º – Ricardo de Oliveira Silveira;
Sub-18 Meio-Pesado (-90kg): 1º – Joaquim Valim;
Sênior Pesado (+78kg): 1ª – Isabella de Oliveira;
Veteranos 5 Médio (-90kg): 1º – Andrei Wichrestink;
Sub-18 Médio (-63kg): 2ª – Isabela Quintanilha;
Sênior Médio (-70kg): 2ª – Héllen Barbosa.
DIVISÃO PRINCIPAL
Sub-13 Pesado (-60kg): 1º – Arthur Oliveira Viana;
Sub-13 Meio-Pesado (-52kg): 2º – Gabryel Otaviano da Silva;
Sub-15 Meio Pesado (-73kg): 2º – André Luís Muniz;
Sub-21 Leve (-73kg): 2º – Davi dos Santos de Moraes;
Veteranos 2 Pesado (+100kg): 2º – Fabio Garcia;
Veteranos 3 Pesado (+100kg): 2º – Fabio Garcia;
Sênior Leve (-73kg): 3º – João Gabriel Garcia.
CRÉDITO FOTO 1: Alexandre Medeiros
CRÉDITO FOTO 2: JGJ
CRÉDITO FOTO 3: PMO
CRÉDITO OUTRAS FOTOS: Divulgação