Homenagem a Vanderlei da Silva Souza
Foto: Divulgação
Dando continuidade nos Festejos Farroupilhas, foi realizada na noite de sexta-feira (17), no CTG Estância da Serra, uma homenagem a Vanderlei da Silva Souza (o Lica), figura importante do movimento tradicionalista da cidade. Filho de Otílio Otávio de Souza e Maria Madalena da Silva, Lica nasceu em 10 de julho de 1964, em Palmares do Sul, sendo o 2º filho de cinco irmãos.
Vanderlei veio para Osório aos 14 anos de idade, onde residiu por 43 anos. Casado com Maria Helena Souza, teve quatro filhos, incluindo Milena e Ramon (os outros dois faleceram ainda bebês). Foi graças a seus filhos, que dançavam no CTG Herança Charrua, que Lica se envolveu no movimento tradicionalista, passando a ajudar em eventos e até na reforma do CTG. Vanderlei também foi um dos fundadores do Piquete CCT Bolzan. Sempre carismático, sorridente e muito prestativo, Lica faleceu no dia 13 de junho desse ano, aos 57 anos de idade, vítima da Covid-19.
Coube ao secretário municipal de Desenvolvimento, Cultura, Turismo e Juventude Lucas Azevedo realizar a entrega do troféu e do certificado de homenagem (em memoriam) a Vanderlei da Silva Souza (o Lica). “Figura de Osório, sempre cativando as pessoas por onde passava. Nos deixou recentemente, nos deixando grande saudade. Mas eu tenho certeza que acima de tudo, o Lica deixou um legado para todos nós. Honesto, carismático, alegre e acima de tudo, sempre disposto a honrar, cultivar e manter viva a tradição gaúcha”, declarou o secretário.
Foto: PMO

A filha mais velha de Lica, Milena, falhou sobre a perda recente do pai: “Foi muito rápido: um mês de internação e veio a óbito. Pegou muitas pessoas de surpresa. Foi um baque para todos: familiares e amigos”, afirmou. No final, Milena aproveitou para agradecer a homenagem ao pai.
Já a viúva de Lica, Maria Helena, não conseguiu segurar a emoção ao falar do companheiro que esteve ao seu lado por 31 anos. “Amor de toda a minha vida. Me deixou o legado dos meus filhos, meus maiores presentes. Quem conviveu com ele sabe como ele era. Eu tenho muito orgulho de ter sido esposa de Vanderlei Silva Souza”, exclamou Maria Helena.
APRESENTAÇÕES – Na parte artística, foi realiza uma apresentação de teatro com uma adaptação da Lenda do Chimarrão. A música ficou a parte dos músicos Vitor e Volmir. Para fechar a noite, o grupo da invernada adulta do Herança Charrua realizou uma apresentação de dança.