Homem que aplica Golpe do Falso Aluguel é preso
A Polícia Civil (PC) deflagrou na terça-feira (28), uma Operação em Capão da Canoa. Ao todo, foram cumpridos dois mandados de busca e apreensão, além de um mandado de prisão preventiva. Durante os trabalhos, um homem acabou sendo detido. Conforme a PC, o sujeito é responsável por aplicar o Golpe do Falso Aluguel no Litoral Norte gaúcho.
De acordo com o delegado Marco Swirski de Sousa, responsável pelas investigações, o indivíduo utilizava sua credencial de corretor de imóveis e duas empresas para aplicar os golpes. As vítimas eram atraídas por falsos anúncios de imóveis para aluguel de temporada, os quais eram feitos por meio de uma plataforma criada pelo próprio sujeito. Além disso, os anúncios também eram colocados em sites conhecidos e de credibilidade no mercado passando a confiança de se tratar de algo sério.
Enganadas pela legitimidade do site, as pessoas reservavam o imóvel e efetuavam o pagamento (geralmente metade do valor). Depois disso, elas eram procuradas por um representante da corretora de imóveis, que afirmava que havia tido um problema no pagamento. Assim, o golpista induzia as vítimas a realizarem a negociação diretamente com a corretora, cancelando a reserva feita na plataforma de terceiros.
Porém, quando chegavam ao local, as pessoas viam que o imóvel não existia ou não estava disponível para aluguel. Nesse momento, ao tentarem entrar em contato com a empresa e o corretor, elas não obtinham resposta, percebendo que haviam caído em um golpe. Já em outros casos, pouco antes do início da reserva, a corretora mandava uma mensagem informando que a reserva havia sido cancelada por motivo de “força maior” e que o dinheiro seria devolvido, o que nunca acontecia. Segundo a Polícia, ao menos 27 vítimas foram identificadas, totalizando um prejuízo de aproximadamente 200 mil reais. Porém, o delegado Sousa acredita que mais pessoas possam ter sido enganadas no golpe. Além da prisão preventiva decreta, o golpista teve suas contas bancárias bloqueadas. O homem, que já é conhecido por aplicar golpes (todos relacionados ao setor mobiliário) seguirá preso preventivamente enquanto durarem as investigações. Vale ressaltar que não foram divulgados o nome do corretor e nem das empresas investigadas.