HIV/AIDS foi tema de capacitação em Osório

Na manhã desta sexta-feira (20/07), a Secretaria Municipal de Saúde através da equipe do SAE/CTA/HIV/AIDS de Osório em parceria com o GSK/ViiV, realizou capacitação através de Vídeo Aula com o Infectologista Dr. Marcelo Lima.

O tema abordado foi “A equipe Multiprofissional no contexto do cuidado às pessoas vivendo com HIV/AIDS”. Foi um importante momento de troca de vivências e processos de trabalho. O acolhimento e estratégias de adesão ao tratamento foram o foco da roda de conversa, mediada por Jairton Gandin.

Na oportunidade, estavam presentes enfermeiros, farmacêuticos, psicólogos, técnicos de enfermagem, médico, dentista, estagiários de psicologia e auxiliar administrativo dos municípios de Osório, Tramandaí, Capão da Canoa, Pinhal, Cidreira, Torres e Santo Antônio da Patrulha.

De acordo com a Coordenadora do SAE/CTA/HIV/AIDS de Osório, a Enfermeira Daiani Nara Lessa, a revelação do diagnóstico do HIV é um momento de impacto para o paciente, pois uma nova realidade é inserida em sua vida. É de fundamental importância o acolhimento, pois este favorece a adesão ao tratamento do paciente portador de HIV e o profissional de saúde que o acolhe é uma fonte importante de informações e expectativas sobre a continuidade de sua vida.