Governo Federal envia novos recursos para o Estado

O Governo Federal, por meio do Ministério da Saúde, enviou nos últimos dias ao Estado mais de R$ 63 milhões em repasses emergenciais. O valor é destinado para atender as famílias atingidas pela enchente no RS. No sábado (11), foram liberados mais R$ 861 milhões para apoio e assistência à população. Esse recurso servirá para reposição dos medicamentos perdidos nas enchentes, garantia do atendimento nos postos de saúde e hospitais e para as atividades das equipes da Força Nacional do Sistema Único de Saúde (SUS), entre outras ações.

Ao todo, 134 profissionais da Força Nacional do Sistema Único de Saúde atuam nas regiões mais afetadas. Além disso, serão instalados quatro Hospitais de Campanha. Destes, um já está foi instalado em Canoas. Os outros serão instalados em Porto Alegre, São Leopoldo e outro município, a ser definido.

O Centro de Operações de Emergência (COE) enviou 100 kits, compostos por 32 tipos de medicamentos e 16 tipos de insumos cada — como luvas, seringas e ataduras —, material suficiente para atender 300 mil pessoas durante 15 dias. Outra ação é a flexibilização da retirada de medicamentos do Programa Farmácia Popular pelos atingidos nas enchentes. Os remédios, que são entregues apenas uma vez por mês, poderão ser retirados novamente por quem perdeu esses remédios com as cheias. Os prazos de validade das receitas foram estendidos por seis meses.