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Governo do RS lança projeto para incentivar turismo na região

Foi realizado no início da tarde de quarta-feira (14), no Galpão Crioulo do Palácio Piratini, em Porto Alegre, o lançamento do projeto ‘Litoral Norte nas 4 Estações’. Os 23 municípios que compõem o Litoral Norte gaúcho, em parceria com a Secretaria de Turismo do Estado (Setur), estão envolvidos em uma série de estratégias, ações e projetos para promover o turismo na região.

Segundo o governador Ranolfo Vieira Júnior, a iniciativa é promover o turismo na região durante os 12 meses do ano e não, somente, na temporada de Verão. O projeto tem como objetivo alcançar os veranistas que frequentam o Litoral durante parte do ano, transformando-os em turistas. Presente no evento, o presidente da Associação dos Municípios do Litoral Norte (Amlinorte), o prefeito de Arroio do Sal Affonso Flavio Angst, avaliou a iniciativa como positiva, sendo um avanço para os municípios da região.

Entre as ações adotadas, haverá valorização e promoção das rotas turísticas, como os Caminhos dos Vales e das Águas — que envolve nove municípios da região, como Arroio do Sal, Torres e Três Cachoeiras. O mês de outubro marca o início das atividades. São mais de cem eventos previstos até junho de 2023.Este cronograma de ações de regionalização do turismo servirá como projeto piloto para a implementação da mesma política pública nas demais regiões do Estado, resguardada a particularidade de cada local, bem como, estratégia de acordo com o que aponta o mapa de comportamento do turista, outra atividade recentemente lançada pela Secretaria de Turismo do Estado.

A regionalização pretende estruturar e qualificar as localidades para que elas possam assumir a responsabilidade pelo seu próprio desenvolvimento, promovendo a inclusão de municípios com menor potencial turísticos nas rotas. Espera-se ainda a possibilidade de consolidação de novos roteiros como produtos turísticos rentáveis, em parceria com a iniciativa privada, nos mercados nacional e internacional.

Conforme o secretário estadual de Turismo, Raphael Ayub, a ideia é promover um calendário turístico integrado com atividades relacionadas à gastronomia, por exemplo. “Nosso objetivo é ‘envelopar’ todas elas num único calendário e, a partir delas, aproveitar não só na realização dos eventos de forma isolada, mas também aproveitar os eventos para promover rotas e roteiros atrelados a cada segmento de evento”, observa, acrescentando que também estão previstas à beira-mar. Ayub também afirmou que o objetivo, seguindo o cronograma, é lançar a segunda etapa em fevereiro. Ele destacou que o Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares do Litoral Norte do RS (SHRBS) fará a promoção dos eventos, com investimentos privados que devem chegar a R$ 1,5 milhão.

Foto: Alina Souza