GAO é campeão do Municipal de Futebol
OSÓRIO – Após cinco anos, o Campeonato Municipal de Futebol de Campo voltou a ter um campeão. No retorno da competição, o Certame contou com a participação de cinco times. Na primeira fase, todos jogaram contra todos, avançando os quatro melhores para o mata-mata.
Os confrontos das semifinais foram decididos da seguinte forma, com o 1º colocado geral enfrentando o quarto e o segundo melhor enfrentando o terceiro colocado. Após partida única, os vencedores dos confrontos se classificaram para a grande final. Depois de grandes jogos, o título foi decidido entre Cupim e Grêmio Atlético Osoriense (GAO).
O duelo não tinha favorito, visto que os times haviam empatado na primeira fase pelo placar de 3 a 3. Além disso, a partida colocou frente a frente as duas melhores equipes da competição e únicas invictas. Melhor campanha na fase de grupos, o Cupim chegou à decisão com quatro vitórias e um empate, tendo a melhor defesa, com apenas três gols sofridos em cinco partidas. Já o GAO, somou três vitórias e dois empates, tendo o melhor ataque, com 21 gols marcados, três a mais que o Cupim.
FINAL
Nem a baixa temperatura, muito menos o tradicional vento de Osório, afastaram o público que foi até o Campo da Vila Olímpica acompanhar a decisão do Municipal de Campo deste ano. Porém, o forte vento atrapalhou quem estava esperando um jogo aberto e com muitas chances de gol. Mesmo assim, os atletas se esforçaram e realizaram um jogo digno de final.
A primeira chance da partida foi do Cupim. Aos seis minutos, Zé cobrou falta no lado esquerdo do campo e a bola foi direto para fora. A resposta do GAO só saiu aos 13min. Patinho chutou de longe e Canhoto segurou firme. Na sequência, Pigmeu (GAO) recebeu lançamento, mas na hora da finalização, acabou mandando a bola para longe do gol.
O GAO seguiu insistindo com os chutes de longa distância enquanto que o Cupim tentava chegar nos cruzamentos para dentro da área. Aos 16min, Pigmeu recebeu na ponta esquerda, puxou para o meio e bateu no canto para a defesa de Canhoto. Dois minutos depois, Nathan (Cupim) cruzou, o goleiro Chipa não alcançou e a bola acabou passando perto do gol do GAO. Já aos 20min, em escanteio para o GAO, Nikinho (Cupim) cabeceou para trás e Rapadura tirou a bola em cima da linha, evitando o gol contra.
Há medida que o tempo ia passando, o clima começava a esquentar dentro de campo. Aos 35min, Laércio fez falta dura e recebeu cartão amarelo. No minuto seguinte, mais uma falta do Cupim e bate-boca no meio do gramado. Na confusão, Julinho (Cupim) levou amarelo. Entretanto, o camisa 05 do Cupim seguiu reclamando até ser expulso, levando o cartão vermelho direto.
A expulsão gerou revolta dos atletas do Cupim que partiram para cima da arbitragem, que precisou ser escoltada pelos seguranças. Depois de quase cinco minutos parado, o jogo recomeçou. Já nos acréscimos, o Cupim, menos com um jogador a menos, teve a chance de abrir o placar. Aos 48min, Balo não cortou o lançamento e a bola chegou em Laércio, que de frente para o gol, chutou no canto, mas Chipa conseguiu dar um leve desvio, salvando o GAO.
2º TEMPO
Sem nenhuma mudança no intervalo, a segunda etapa começou meio devagar. No primeiro lance de perigo, Nikinho cobrou falta de longe e obrigou Chipa a se esticar todo para fazer a defesa. Aos 12min, Butiá e Pico se desentenderam após uma falta, trocaram empurrões e ambos acabaram levando cartão amarelo.
Se o vento não colaborava para as jogadas pelo chão, os times tentavam chegar ao gol pelo alto. Aos 13min, em falta cobrada para a área do GAO, Nikinho desviou de cabeça e a bola passou perto. Na jogada seguinte, após falta cobrada pelo GAO, o goleiro Canhoto foi obrigado a sair do gol e tirar a bola de soco. Aos 21min, teve escanteio para o GAO. Patinho recebeu na entrada da área, dominou, mas acabou finalizando por cima do gol. Na sequência, Nathan arriscou chute na intermediária e Chipa defendeu. Aliás, o goleiro do GAO foi um dos principais destaques da partida, contribuindo para que o 0 a 0 permanece no marcador.
SE ESCAPOU
O Cupim se escapou por duas vezes de não ter outro jogador expulso. Primeiro, Laércio fez falta por trás na lateral de campo e não recebeu o segundo amarelo. Já na sequência, Butiá fez falta em Pico. Novamente, o camisa 08 do Cupim quis se estranhar com o lateral do GAO, mas dessa vez a arbitragem resolveu não dar cartão para nenhum dos dois. Para evitar ficar com dois jogadores a menos, o treinador Beto resolveu tirar Butiá e colocou Éder no seu lugar.
QUASE GOL
Aos 36min, quase o GAO abriu o placar. Após cobrança de escanteio, Patinho finalizou, a bola bateu no travessão, em cima da linha e não entrou. Três minutos depois foi a vez do Cupim quase marcar. Diego cobrou falta rasteira, a bola já ia passando por Chipa, mas o goleiro do GAO conseguiu se recuperar a tempo e fazer a defesa.
DISCUSSÕES E OUTRO GOL PERDIDO
Próximo do final da partida, o clima voltou a esquentar. Lessinha e Nikinho dividiram em uma bola e o camisa 23 do Cupim acabou levando a pior. Na sequência, Nikinho fez falta em Lessinha e os dois começaram a discutir, mas a arbitragem achou melhor não dar nenhum cartão.
Aos 43min, Laércio foi lançado em velocidade, mas Balo chegou limpo para desarmar o atacante do Cupim. No minuto seguinte, em mais um lance mano a mano, Laércio entrou cara a cara com o goleiro Chipa, mas acabou se atrapalhando e a bola ficou com o goleiro do GAO. O lance só mostrou o quanto Laércio estava esgotado após ter corrido muito o jogo todo, tendo que sair carregado de campo pelos companheiros de time, logo após o apito final. Mas, antes disso, ainda deu tempo para o GAO reclamar de um toque de mão na entrada da área do Cupim, o que corretamente não foi marcado. Depois disso, o árbitro encerrou o jogo. Com o empate em 0 a 0, o campeão foi decidido nas penalidades máximas.
DISPUTA DE PÊNALTIS
O Cupim abriu as cobranças e fez 1 a 0 com Diego, em chute que Chipa quase defendeu. Na sequência, João deixou tudo igual para o GAO: 1 a 1. O zagueiro Gabriel foi para bola e Chipa chegou a tocar nela, antes de entrar: 2 a 1 Cupim. Na sequência, Patinho tirou de Canhoto para deixar tudo igual, 2 a 2. Os batedores seguiram levando a melhor contra os goleiros, com Nikinho, Canhoto e Nathan fazendo para o Cupim e Barrufi, Lessinha e Cafú marcando para o GAO.
Sem nenhum erro nas 10 primeiras cobranças, a decisão foi para a série alternada. Bruno bateu e Chipa pulou no canto esquerdo para defender. Com a chance de confirmar o título, Gregori mandou a bola para longe: 5 a 5 e decisão continuou. Éder bateu a sétima cobrança para o Cupim e Chipa segurou firme. Tendo mais uma chance de finalizar a disputa, desta vez o GAO não errou. Pico bateu forte no alto para vencer Canhoto e fazer o 6 a 5, gol que confirmou o título do Municipal de Campo de Osório de 2024 para o Grêmio Atlético Osoriense.
PREMIAÇÃO
A Cerimônia de premiação contou com a presença do assessor de Esporte e Lazer, Tiago Martins e o coordenador de Esportes, Darlan Dias (Pretinho). Durante as falas, o assessor Tiago ressaltou a importância do retorno do Municipal e afirmou que a ideia para o ano que vem de colocar partidas de base como preliminar das rodadas. Uma espécie de teste ocorreu antes da final entre Cupim Vs GAO, quando os times Sub-13 do Osório FC e do Vila Esportes se enfrentaram. A partida terminou com vitória do Osório FC por 8 a 1.
Já Pretinho falou das dificuldades que ele e sua equipe tiveram para a realização do Certame. “Hoje encerramos o Campeonato Municipal de Futebol de Campo. Quero agradecer a todos os envolvidos e dizer que é uma honra poder retornar com o Campeonato depois de quatro anos. Fiz tudo pensando no melhor para os atletas e público”, declarou o coordenador de esportes. Ele ainda adiantou que, para 2025, o Municipal deverá contar com mais times, com o retorno de grandes camisas da cidade.
Após as falas, foram entregues as premiações. Receberam troféus e medalhas o campeão GAO, o vice-campeão Cupim e o terceiro colocado Sertão. Vale ressaltar que não houve disputa do terceiro lugar, com o Sertão ficando com a vaga no pódio devido ao título do Grêmio Atlético Osoriense, visto que a equipe de Aguapés perdeu para o campeão na semifinal.
O Sertão foi representado pelo seu camisa 09, o atacante Marcelo Carruíra. Além disso, foram entregues os prêmios individuais. Patinho (GAO) foi o artilheiro da competição, marcando sete gols em seis jogos. Já o Goleiro Menos Vazado foi Canhoto (Cupim), que sofreu apenas três gols nas seis partidas disputadas.
FICHA TÉCNICA
Cupim: Canhoto; Rapadura, Jordam, Gabriel e Diego; Zé (Huriel), Butiá (Éder), Julinho e Nathan; Laércio (Bruno) e Nikinho.
GAO: Chipa; Lessinha, Balo, Jean e Pico; Cafú, Gustavo Barrufi e João; Dinho (Yrian), Patinho e Pigmeu (Gregori).
Cartões Amarelos: Laércio, Julinho, Butiá, Nathan do Cupim e Pico, Cafú, João do GAO.
Cartões Vermelhos: Julinho do Cupim.
PÊNALTIS (Cupim 5 x 6 GAO)
Gols (C): Diego, Gabriel, Nikinho, Canhoto e Nathan.
Gols (G): João, Patinho, Barrufi, Lessinha, Cafú e Pico.
Erros (C): Bruno e Éder.
Erros (G): Gregori.
ELENCO CAMPEÃO
Atletas: Abimael, Balo, Barriga, Cafú, Chipa, Diego Bratti, Dieguinho, Dinho, Gui, Guilherme Silva, Gregori, Gustavo Barrufi, Jean, Jean Oliveira, João Pedro, Júnior, Lessinha, Luis Felipe, Marino, Matheus, Patinho, Pico, Samir, Samuel, Vini, Wilson e Yrian; Técnico: Edson Milcharek (Piru).
CRÉDITOS
Lucas Rodrigues