CIDADEESPORTES

Fúria é campeão do 1º Torneio por Equipes de Beach Tennis

OSÓRIO – Entre os dias 24 e 26 de fevereiro, o ginásio do Vila Esportes recebeu o 1º Torneio por Equipes de Beach Tennis, o qual contou com a participação de mais de 150 atletas. A competição contou com a presença de sete equipes: By Cales (Santo Antônio da Patrulha), Fúria, Mundo Oz, Radar (Gravataí), Supera Fitness (Santo Antônio da Patrulha), Team Borússia/Garden e Vila Esportes.

Foram disputadas cinco categorias: A, B, C, D e 40+. As partidas foram disputadas primeiro no naipe Feminino e em seguida, o Masculino. Se uma equipe vencesse os dois jogos já saia com vencedora do confronto. No caso de cada time vencer uma das partidas, o desempate seria na Mista. Em cada categoria, a posição das equipes valia determinados pontos. No final, quem somasse mais pontos seria o grande campeão da competição.

A primeira categoria disputada foi a D. Já era passado da meia-noite de sexta (24) para sábado (25), quando Radar e Mundo Oz iniciaram a final. Na Feminina, Janine e Cássia (Radar) venceram Ana e Luana Caetano por 6 a 3. Já na Masculina, o Mundo Oz devolveu o placar com Henrique Luz e Davi Lessa derrotando Chiquinho e Marreta. Com o empate em 1 a 1, o campeão da categoria seria definido na Mista.

FINAL DA MISTA D

Chiquinho/Janine (Radar) Vs Henrique Luz/Camila (Mundo Oz)

A partida, que teve início quase à 1h de sábado (25), começou equilibrada. No primeiro game, o Radar fez 30×40 no ataque de Chiquinho, que Camila devolveu na rede. Na bola seguinte, Chiquinho acertou um belo smash para fazer 1 a 0. Na segunda parcial, mesmo com Janine no saque, a dupla do Mundo Oz abriu 0x40 no lobe de Camila. Depois de Camila mandar um lobe para fora, ela mesmo fechou o game com um smash: 1 a 1.

Em uma terceira parcial bastante parelha, Janine chamou a responsabilidade e com um smash e uma bola acelerada fez 2 a 1. Depois de três quebras seguidas, saiu a primeira confirmação de serviço. Com Chiquinho no saque, a dupla do Radar fez 40×15 no ataque para fora de Henrique. Na jogada seguinte, Janine acertou um smash no fundo da quadra para fazer o 3 a 1.

A partir daí o Mundo Oz reagiu. Em um game com muitos erros das duas duplas, Henrique e Camila descontaram para 3 a 2, após a largada de Chiquinho parar na rede. Os erros seguiram do lado da dupla do Radar e o Mundo Oz buscou a igualdade no lobe de Camila: 3 a 3. Em uma parcial onde Chiquinho errou bastante, Henrique e Camila conseguiram a virada no smash para longe do jogador do Radar: 4 a 3.

Aí foi a vez de Chiquinho e Janine buscarem uma reação. No oitavo game, a dupla vencia por 40×15, quando Chiquinho sacou e Camila devolveu para fora: 4 a 4. Em uma parcial equilibrada, a dupla do Radar vencia por 30×40, quando Chiquinho mandou uma largada e Camila não conseguiu pegar, cedendo o 5 a 4. Janine foi para o saque e ela e o parceiro conseguiram abrir 40×0 no 10º game. Após a atleta do Radar mandar um saque na rede, na jogada seguinte, depois de uma boa troca de bolas, Camila jogou o ataque na diagonal para fora, cedendo o 6 a 4 e confirmando o título da categoria D para o Radar.

CATEGORIA 40+

Era passado das 16h de sábado (25), quando teve início a final da 40+. Fúria e By Cales proporcionaram a melhor final de toda a competição, com direito a tie break em dois dos três jogos. No Feminino, a disputa foi entre Fernanda Nozari/Débora Gudolle (Fúria) Vs Lola/Aline (By Cales).

A dupla do Fúria abriu 2 a 0, aproveitando os erros da dupla adversária, principalmente de Aline. Primeiro, ela tentou uma largada e mandou a bola na rede: 1 a 0. No game seguinte, Aline errou dois smashs seguidos (um para fora e outro na rede), cedendo o 2 a 0. Depois do começo ruim, a dupla do By Cales buscou a virada. Na terceira parcial, Fernanda mandou o smash na rede, cedendo o 2 a 1. O 2 a 2 saiu no smash na paralela de Ana. Já a virada, veio em outro ataque de Ana, dessa vez em uma bola no fundo: 3 a 2.

O jogo seguiu com as duas duplas se alternando na frente do placar. Em um game equilibrado, Fernanda mandou um smash em cima de Ana para fazer o 3 a 3. Em uma sétima parcial com muitos erros, Ana sacou na rede, cedendo o 4 a 3 para a dupla do Fúria. Aproveitando dois erros de saque de Fernanda, a dupla do By Cales fez o 4 a 4 na devolução de Ana no fundo da quadra. No nono game, no No-Ad (ponto decisivo), Ana fez o 5 a 4, em outro lobe.

E os erros continuaram. Na 10ª parcial, Lola atacou para fora, cedendo o 5 a 5. No game seguinte, Ana tentou um ataque acelerado, mas mandou na rede, cedendo o 6 a 5. Com a chance para fechar o jogo, a dupla do Fúria perdia por 30×40, quando Fernanda sacou para fora, cedendo o 6 a 6, levando a partida para o tie break.

PRIMEIRO TIE BREAK

Fernanda e Gudolle saíram fazendo 2 a 0, após smash de Débora em Ana e o smash na rede de Lola. O By Cales empatou em 2 a 2 na diagonal de Ana e no lobe de Lola. Mas o Fúria voltou a abrir. Primeiro, Ana sacou para fora, cedendo o 3 a 2. E depois, Ana mandou um lobe para fora: 4 a 2. Porém, a dupla adversária voltou a buscar a igualdade no saque para fora de Fernanda e no ataque de Ana no fundo, após belo rali: 4 a 4.

Pela terceira vez no tie break, Fernanda e Débora chegaram a abrir dois pontos de vantagem, fazendo 6 a 4 no smash na rede de Ana e na diagonal de Gudolle. No primeiro match point, Débora forçou uma diagonal para fora, cedendo o 6 a 5. Mas na bola seguinte, Gudolle mandou um gancho e Ana devolveu na rede, cedendo o 7 a 5 e confirmando a vitória para a dupla do Fúria após quase uma hora de partida.

FINAL DA 40+ MASCULINA

A disputa do Masculino foi entre Thiago/Márcio (Fúria) Vs Chico/Márcio (By Cales). Com um começo arrasador, o Fúria fez 3 a 0 nos ataques na diagonal de Márcio, na acelerada de Thiago e na bola de Márcio que raspou na rede antes de cair no lado adversário. Voando na partida, a dupla do Fúria chegou a fazer 5 a 1, na devolução para fora de Márcio.

O que parecia perdido, acabou virando uma bela reação. Márcio (By Cales) começou a crescer na partida e ele e o parceiro Chico conseguiram virar a partida para 6 a 5. Primeiro, Márcio mandou a devolução na rede, cedendo o 5 a 2. Depois, Márcio e Thiago atacaram juntos a bola para fora: 5 a 3. No game seguinte, Márcio fez o 5 a 4, em um belo smash. Na 10ª parcial, Thiago mandou o lobe para fora, cedendo o 5 a 5. Já a virada veio no ace de Márcio: 6 a 5. Com Thiago no saque, ele e o parceiro venciam a 12ª parcial por 40×30. No lance seguinte, Thiago sacou na rede: 40×40. E no No-Ad, Chico mandou o smash e Márcio (Fúria) devolveu na linha para fazer o 6 a 6 e levar a partida para o tie break.

SEGUNDO TIE BREAK

Com um início melhor, a dupla do By Cales abriu 4 a 1 após a devolução para fora de Márcio. Ameaçando uma reação, a dupla do Fúria descontou para 5 a 4, no lobe para fora de Márcio. Na bola seguinte, Márcio (By Cales) mandou um lobe e Márcio (Fúria) devolveu para longe, cedendo o 6 a 4. No primeiro match point, Márcio (Fúria) acertou uma bola na diagonal, descontando para 6 a 5. Mas na jogada seguinte, Márcio (By Cales) sacou e Thiago devolveu para fora, cedendo o 7 a 5 e confirmando o empate do By Cales em 1 a 1. Com isso, o título da categoria seria definido no duelo da Mista.

FINAL DA 40+ MISTA

Já no final da tarde de sábado, teve início a terceira e decisiva partida da categoria 40+. De um lado, Márcio/Débora Gudolle (Fúria), e do outro, Chico/Lola (By Cales). E que jogo! O Fúria fez 1 a 0 na bola para fora de Chico. O By Cales conseguiu o empate no smash de Chico, que Débora não conseguiu defender.

Na terceira parcial, Lola mandou um smash e Gudolle devolveu no fundo, fazendo o 2 a 1. No game seguinte, Débora tentou outra devolução, mas desta vez acabou jogando para longe, cedendo o 2 a 2. A primeira quebra saiu na quinta parcial. No ponto decisivo, Gudolle fez duas grandes defesas, mas na sequência, Chico conseguiu fazer o 3 a 2, com um smash.

O Fúria devolveu a quebra e a virada no marcador. Márcio atacou no meio da quadra, fazendo o 3 a 3. Na sétima parcial, em outro 40×40, após boa troca de bolas, Lola tentou a largada, mas a bola chorou e não passou: 4 a 3. No ataque de Lola, a dupla do By Cales conseguiu a igualdade: 4 a 4. No nono game, Márcio sacou e Chico devolveu com um smash na rede, cedendo o 5 a 4. Mas a dupla do By Cales empatou de novo, aproveitando o ataque para fora de Débora: 5 a 5.

Na 11ª parcial, a dupla do Fúria voltou a frente, na insistência de Márcio, que teve que atacar duas vezes seguidas para fazer o 6 a 5. Com Chico no saque, Márcio e Débora venciam por 15×40. No primeiro match point, Lola acertou um smash na diagonal, descontando para 30×40. Mas na jogada seguinte, Lola atacou e Gudolle devolveu com um lobe no fundo para fazer o 7 a 5 e confirmar a vitória e o título do Fúria na categoria 40+.

Atletas do Fúria campeões da categoria 40+.

CATEGORIA C

Na outra final do sábado (25), um clássico definiu a equipe campeã da categoria C: o dono da casa Vila Esportes enfrentou o Team Borússia/Garden. A disputa Feminina foi um atropelo. Isabelli e Julia Simoni (Borússia) fizeram 6 a 0 em Laura Rost e Andressa Bernardes. Mas, se engana quem acha que a partida foi fácil.

Na primeira parcial, as meninas do Morro fizeram 30×40 no ataque para fora de Laura. Na jogada seguinte, Laura sacou na rede, cedendo o 1 a 0. No segundo game, a dupla do Team Borússia fez 40×30 no smash na paralela de Julia. Na bola seguinte, Julia sacou para fora, cedendo o 40×40. E no ponto decisivo, Julia mandou um ataque em cima de Andressa para fazer o 2 a 0.

Com Laura e Andressa errando muito, Julia e Isabelli chegaram ao 3 a 0 na largadinha de Julia. As meninas seguiam acertando quase tudo e em uma linda diagonal de Belli na linha, a dupla da Borússia fez 4 a 0. Julia estava jogando demais, mas foi em uma bola de Isabelli que a dupla abriu 15×40, no quinto game. Mas Laura e Andressa conseguiram a igualdade na parcial, no lobe de Laura e no ataque de Julia na rede. No No-Ad, Julia foi insistente para conseguir fazer o 5 a 0. Nesse momento, Gesica Baranoski, uma das atletas do Borússia/Garden invadiu a quadra para comemorar, mas a partida ainda não havia acabado.

Passada a gafe, o jogo seguiu. Mesmo com Julia no saque, Laura e Andressa venciam a parcial por 30×40. Com a chance de conseguir uma quebra, a dupla do Vila viu Julia mandar um ataque no fundo, o qual Laura não conseguiu defender, cedendo o 40×40. No ponto decisivo, Laura mandou uma largada e Julia devolveu com uma linda diagonal do fundo, fazendo o 6 a 0.

LESÃO, PRESENÇA DO SAMU E DECISÃO NA MISTA

Precisando vencer a Masculina para levar a disputa para o desempate. A dupla do Vila Esportes começou com tudo. Em parciais decididas no detalhe, Pretinho e Titio fizeram 3 a 0 para cima de Pedro e Ramão. Com o primeiro game empatado em 40×40, Ramão sacou para fora, cedendo o 1 a 0. Na segunda parcial, Pretinho e Titio fizeram 40×30 no smash de Pretinho em Ramão. Na jogada seguinte, Pretinho sacou e Ramão devolveu para fora: 2 a 0.

Com a dupla do Vila vencendo o terceiro game por 30×40, Pedro sacou e Pretinho devolveu com uma diagonal curta, Pedro ainda tentou defender, mas não conseguiu e acabou caindo de mal jeito, por cima do ombro. O jovem atleta de Tramandaí se retorcia de dor, tendo que ser atendido. Podendo ser uma lesão mais grave, o Samu foi acionado até o local. Após ser imobilizado, Pedro seguiu com os agentes até a UPA da cidade para receber atendimento. Vale ressaltar que, após o susto, ele está bem. Com Pedro impossibilitado de seguir jogando, foi dada vitória por 6 a 0 para Pretinho e Titio, fazendo com que a final da categoria C fosse decidida na Mista.

FINAL DA MISTA C

Pretinho/Laura Rost (Vila Esportes) Vs Marcão Freitas/Isabelli (Team Borússia/Garden)

A dupla do Vila começou melhor e fez 2 a 0. No primeiro game, com a parcial empatada em 40×40, Laura pegou uma bola que ia para fora e Marcão acabou devolvendo, jogando a bola para longe, cedendo o 1 a 0. No game seguinte, Laura mandou uma largadinha, Isabelli tentou salvar, mas não conseguiu: 2 a 0. Após o início devagar, a dupla da Borússia equilibrou o duelo. Na terceira parcial, em um No-Ad, Marcão mandou um smash e Pretinho devolveu para fora: 2 a 1. Já no quarto game, em outro ponto decisivo, Pretinho mandou o smash para fora, cedendo o empate.

A partida seguiu equilibrada, com as quase todas as parciais sendo definidas no 40×30 ou no No-Ad. No saque de Marcão para fora, a dupla do Vila fez 3 a 2. O mesmo Marcão fez o 3 a 3 com um smash. A virada do time do Morro saiu em um pontaço. Com o Vila perdendo o sétimo game de 40×30, Laura mandou uma largada e Belli devolveu com uma linda curtinha, sem chance de defesa para Pretinho, fazendo o 4 a 3. Mas o Vila foi atrás da virada. No ponto decisivo, Pretinho mandou o smash e Belli devolveu para fora: 4 a 4. Já a virada, também veio em um smash de Pretinho, que Marcão não conseguiu defender: 5 a 4.

Em um jogo cheio de viradas, o Team Borússia conseguiu fazer 6 a 5, graças ao saque para fora de Pretinho e, depois, o ace de Isabelli em cima de Laura. Na pressão, Laura foi para o saque e ela e o parceiro conseguiram fazer 40×15 na bola para fora de Beli. Na jogada seguinte, Pretinho acertou um ataque na paralela, fazendo o 6 a 6 e levando a decisão para o tie break.

TIE BREAK – Marcão foi o nome no tie break. Depois de errar muitos lances durante a partida, ele chamou a responsabilidade e garantiu a vitória para o Borússia/Garden. Depois de começar mandando um ataque para fora, Marcão acertou um smash no meio-fundo, um ataque acelerado e um lobe para fazer 3 a 1. Depois de Pretinho descontar, com um lobe encobrindo a dupla adversária, Marcão voltou a chamar a responsabilidade e com um smash fez o 4 a 2. Com Marcão pegando tudo, Laura tentou uma largada e mandou a bola na rede, cedendo o 5 a 2.

Na jogada seguinte, Marcão mandou o smash na rede, cedendo o 5 a 3. Mas ele não se abalou e na sequência mandou outro smash, que Pretinho devolveu para fora, cedendo o 6 a 3. No primeiro match point, Laura levantou uma bola, Marcão mandou o smash e Pretinho não defendeu. Final de jogo! Vitória da dupla do Morro por 7 a 3. Com o título da categoria C, a torcida do Tean Borússia invadiu a quadra para festejar, em comemoração que teve até direito a banho de areia.

MAIS DUAS CONQUISTAS E TÍTULO PARA O FÚRIA

Finalizada as três primeiras categorias, a disputa entre as equipes estava acirrada, ficando tudo para ser definido no domingo (26). As finais das categorias A e B foram realizadas simultaneamente. Nas duas decisões, o Fúria precisava de apenas uma conquista para confirmar o título do Torneio.

Na categoria B, a disputa começou com o duelo do Feminino, entre Bárbara/Karine Cirtoli (Fúria) Vs Ciba/Lisa Bublitz (Vila Esportes). Aproveitando os erros das adversárias, a dupla do Fúria abriu 2 a 0. No primeiro game, Lisa não conseguiu defender ataque no fundo, cedendo o 1 a 0 para Bárbara e Karine. Já na segunda parcial, Lisa tentou uma diagonal, mas jogou para fora, cedendo o 2 a 0. O primeiro ponto do Vila saiu no saque para fora de Karine: 2 a 1. Porém, os erros da dupla do Vila seguiram e na bola de Lisa para fora, a dupla do Fúria fez 3 a 1. Com ambas as duplas errando bastante, Karine mandou uma diagonal para fora, cedendo o 3 a 2.

A partida seguiu equilibrada, mas os erros da dupla do Vila foram decisivos para a definição da partida. No sexto game, Bárbara e Karine fizeram 30×40 no smash na rede de Lisa. Na jogada seguinte, Lisa sacou para fora, cedendo o 4 a 2. Na sétima parcial, Karine sacou e Ciba devolveu na rede, cedendo o 40×30. Na jogada seguinte, Lisa mandou um gancho para fora: 5 a 2. O oitavo game estava empatado em 30×30, quando Ciba mandou um smash na rede: 30×40. E no match point, Ciba atacou para fora, confirmando a vitória de Bárbara e Karine por 6 a 2.

FINAL DA MASCULINA B

Com a vitória da dupla Feminina, caso Igor e João Scarparo vencessem o confronto da Masculina contra Maurício Bublitz e Ioiô, o Fúria já seria campeão da competição. A partida parecia que ia ser equilibrada. Igor e João fizeram 1 a 0 no smash de João, aproveitando bola levantada por Ioiô. O Vila buscou o empate na devolução na rede de João. Na parcial seguinte, após fazer a dupla adversária correr pela quadra, João definiu o ponto com um smash: 2 a 1.

No quarto game saiu a primeira quebra da partida. Com a dupla do Fúria vencendo por 15×40, João mandou uma largada na diagonal e Ioiô não conseguiu pegar: 3 a 1. João e Igor venciam a quinta parcial, mas com dois saques de João na rede, a dupla acabou cedendo o 3 a 2.

A partir daí a dupla do Fúria não deu mais chances para o azar e confirmou a vitória. Em mais uma quebra, Igor mandou o smash em cima de Ioiô para fazer o 4 a 2. O quinto ponto saiu no ace de Igor: 5 a 2. João e Igor seguiram soltando o braço no oitavo game. Na bola decisiva, Maurício sacou e João devolveu na diagonal para fazer o 6 a 2, confirmando a vitória do Fúria na categoria B e garantindo o título da competição para a equipe de Osório.

FINAL DA CATEGORIA A

Mesmo com o título já assegurado, o Fúria ainda queria mais e também venceu a categoria A. No duelo contra o Tean Borússia, vitória por 2 a 0. No Feminino, após um grande jogo, as irmãs Kailla e Mauren Braun conseguiram uma vitória no tie break pelo placar de 7 a 5 para cima de Regina Formagio e Camila Neves. Já no Masculino, Lucas Constant (Peteca) e Leonardo Kaczynski venceram a dupla formada por William Girardi e Chipa por 6 a 2. Vale ressaltar que os dois atletas da Fúria estão entre os melhores do Estado, sendo que Leonardo foi o número 1 da Categoria B, em 2022.

Atletas do Fúria campeões da categoria A. – FOTOS: Lucas Rodrigues

PREMIAÇÃO

Após a final, foi realizada a entrega da premiação. Vencendo três das cinco categorias (A, B e 40+), o Fúria foi o grande campeão do 1º Torneio de Equipes de Beach Tennis. O time osoriense terminou com 197 pontos, 51 a mais que o 2º colocado Tean Borússia/Garden. E fechando o pódio todo de Osório, ficou os donos da casa, Vila Esportes, que somou 114 pontos. Mesmo sem disputar a categoria A por falta de atletas, o Radar (Gravataí) terminou na 4ª posição com 85 pontos. Mundo Oz (79), By Cales (66) e Supera Fitness (53) fecharam a classificação da competição.

Vale destacar que, além do troféu e das medalhas, o Fúria ganhou um cheque no valor de 500 reais para gastar em produtos do Vila Esportes, além de quatro horários gratuitos para utilizar as quadras. Já o Borússia recebeu dois horários para utilizar as quadras do Vila. No final, os proprietários do Vila confirmaram a 2ª edição do Torneio de Equipes, que deverá ocorrer em junho ou julho, na comemoração de aniversário do Vila Esportes.