REGIÃO

Fórum no Litoral conta com participação do govenador do Estado

A Sociedade dos Amigos do Balneário de Atlântida (Saba), em Xangri-lá, recebeu na última quinta-feira (8), o VIII Fórum Novos Horizontes RS. O evento foi realizado pela Rede Pampa e contou com a presença de lideranças políticas, entidades privadas, instituições financeiras e personalidades gaúchas. O objetivo do Fórum foi discutir e analisar as oportunidades e os desafios da economia do Estado.

O presidente do grupo de comunicação, Alexandre Gadret, foi o primeiro a se pronunciar, dando início ao evento. Na sequência, o vice-governador Gabriel Souza fez seu discurso, onde destacou alguns índices do RS, entre eles o de 80% na queda de criminalidade, em relação ao maior valor da série histórica, e à quinta colocação no ranking de competitividade do Centro de Liderança Pública. Também participaram da abertura o deputado federal Pedro Westphalen e o prefeito de Xangri-lá, Celso Barbosa.

Ao longo do Fórum, foi realizado um painel, o qual foi mediado pelo vice-presidente da Rede Pampa, Sérgio Pinto. Compuseram o painel os seguintes nomes: Adolfo Brito (presidente da Assembleia Legislativa do RS), Artur Lemos (secretário-chefe da Casa Civil do RS), Ernani Polo (secretário estadual de Desenvolvimento Econômico), Fernando Lemos (presidente do Banrisul), Ranolfo Vieira Júnior (vice-presidente do BRDE, Alberto Guerra (presidente do Grêmio), Alessandro Barcellos (presidente do Internacional), César Saut (presidente da Rio Grande Seguros e vice-presidente da Icatu Seguros), Claudio Bier (presidente do Simers), Fabiano Dallazen (diretor da Corsan/Aegea), Nei Manica (presidente da Cotrijal), Ricardo Faria (presidente da Granja Faria) e o ex-jogador e técnico da seleção brasileira Dunga.

Em consonância com os pontos abordados pelo vice-governador, o debate apontou inúmeras vezes para a qualidade de vida como um dos fatores determinantes sobre o desenvolvimento e a prosperidade de um estado. Investimentos em educação, saúde e infraestrutura figuraram como fator comum nas colocações dos painelistas. Além disso, o debate também abordou a importância de o setor público colaborar com o privado como forma de fomentar o desenvolvimento social e econômico.

Logo após, o governador Eduardo Leite assumiu a palavra, para dar encerramento ao Fórum. Durante sua fala, Leite comemorou os avanços gaúchos e o equilíbrio nas contas do Estado, explanando sobre as proposições feitas pelo governo estadual em relação à arrecadação tributária. “O nosso governo, que completa cinco anos, foi o que mais reformou e fez pela despesa do nosso Estado”, explicou. “Temos 10 bilhões de compromissos a mais para pagar, que é uma conta de todos nós. Não podemos regredir agora que começamos a encontrar caminhos para a educação, para a segurança pública no RS. Tem que ser daqui para melhor. Nós viramos o jogo, mas o jogo não terminou”, completou o governador.

Governador Eduardo Leite. – FOTOS: Beto Rodrigues