Fórum debaterá sobre crise financeira do Hospital de Osório
Secretária estadual de Sáude Arita Bergmann durante reunião com Amlinorte.
OSÓRIO – Seguem em tratativa a busca por recursos para o Hospital São Vicente de Paulo (HSVP). A instituição de saúde passa por uma crise financeira, com um déficit mensal de aproximadamente R$ 1,3 milhão. Na última quinta-feira (21), a secretária estadual de Saúde, Arita Bergmann, esteve na cidade para debater o assunto. A reunião contou com a presença de prefeitos da região, por meio da Associação dos prefeitos do Litoral Norte (Amlinorte), incluindo o prefeito em exercício do município Charlon Muller; a promotora de Justiça Karine Camargo Teixeira; o secretário municipal de Saúde Danjo Renê, vereadores locais, além da diretoria do HSVP.
Durante o encontro o presidente do Hospital, Marco Pereira, detalhou os números de atendimentos, e os recursos que no entendimento da direção é insuficiente, diante do custo de uma instituição de saúde. Conforme Marco, o HSVP presta atendimento, em média, a 70% dos pacientes via Sistema Único de Saúde (SUS) e 30% de convênios e particulares. Segundo Arita, os valores repassados ao HSVP são os mesmos de outros hospitais do Estado. Ela responsabilizou a tabela SUS, que segue desatualizada, a crise financeira de todas instituições de saúde.
A reunião apresentou como alternativa para a manutenção dos atendimentos, a contribuição dos municípios atendidos pelo São Vicente de Paulo (Caraá, Capivari do Sul, Mostardas, Palmares do Sul, Santo Antônio da Patrulha e Tavares), por meio de convênios. A solicitação será avaliada pelos municípios, por meio de uma reunião com a comissão criada na região.
A comissão será composta pelo presidente da Amlinorte e prefeito de Arroio do Sal, Afonso Flavio Angst (Bolão); o prefeito de Osório Roger Caputi; a coordenadora da 18ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS), Janete Ferri Teixeira; a secretária de Saúde de Mostardas, Diuly Farias; além de um representante do Ministério Público Estadual (MP-RS). A primeira reunião está prevista para o próximo dia 02/08, na sede da Amlinorte, em Osório.
FÓRUM
Nesta quarta-feira (27), a Câmara de Vereadores receberá um Fórum, onde será debatida a crise financeira no Hospital São Vicente de Paulo. A programação está marcada para iniciar às 17h, com o credenciamento e tendo sua abertura oficial a partir das 18h. A fala inicial ficará a cargo do presidente substituto do Legislativo osoriense, Miguel Calderon.
Na sequência, será a vez do presidente do HSVP Marco Pereira apresentar a atua situação da instituição de saúde. Ainda estão previstas as falas de representantes da Secretaria de Saúde do Estado, da Amlinorte, da Federação das Santas Casas e Hospitais Beneficentes, Religiosos e Filantrópicos do RS, do diretor médico do Hospital Santa Luzia (Capão da Cano) Francisco Henrique Lammerhirt, e do prefeito em exercício de Osório, Charlon Muller.
Vale ressaltar que após as falas serão abertos espaços para questionamentos do público presente. Lembrando que o Fórum tem entrada gratuita e é aberto a toda comunidade osoriense.