CIDADESOCIAL, CULTURA e EDUCAÇÃO

Florescer Osório planta milésima árvore na cidade

OSÓRIO – O Programa Florescer Osório tem objetivo de oferecer qualidade de vida e preservar o meio ambiente, por meio do plantio de árvores. As árvores trazem benefícios para a cidade como diminuir a poluição sonora, aumentar a biodiversidade, absorver o gás carbônico e a água da chuva, filtrar o ar, além de embelezar a cidade.

O projeto que surgiu da iniciativa de servidores da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, com a coordenação da assessora especial de gabinete do prefeito e gestora ambiental, Donata Padilha, recebeu o aval do secretário de Meio Ambiente Agricultura e Pecuária Dirlei Matos de Souza. Conforme o secretário, o programa visa atender toda a população. “O Florescer Osório foi algo pensado com o intuito de contemplarmos espaços públicos, praças e bairros da cidade. Estamos movimentando o Horto municipal, com a produção de mudas. O objetivo aqui é demonstrar para a comunidade a preocupação, o cuidado, o zelo que temos na questão do Meio Ambiente”, afirmou Dirlei.

Já foram plantas árvores em diferentes pontos do município como nas Escolas Cordeiro de Farias, José Garibaldi e Leonel Brizola; na Vila Olímpica; no Aeroclube; nas praias de Atlântida Sul e Mariápolis; nas praças dos bairros Panorâmico, Pitangas, Primavera e Vila da Serra; entre outros locais. Vale destacar o Bosques do Albatroz, onde cada muda plantada recebeu o nome de uma criança moradora do bairro, a qual ficou responsável pelo cuidado e manutenção da muda.

Segundo Donata, todas as árvores são escolhidas por um engenheiro florestal, para que sejam próprias para o plantio urbano. “Todas essas árvores são resultado de multas, compensações ambientais justamente por causa do plantio e da poda errada”, declarou. Além disso, Donata também destacou a atividade desenvolvida pelo grupo da Secretaria de Meio Ambiente, especialmente como atrativo, tendo em vista que muitas mudas plantadas são de árvores que florescem. Entre as espécies plantadas estão: Araçá, Canela, Cedro, Cerejeira do Rio Grande, Chau Chau, Figueira, Gabiroba, Guabijuzeiro, Ingá, Ipê Amarelo, Jacarandá, Pitangueira, etc.

Na manhã da última quinta-feira (25), foi efetuado o plantio da milésima árvore, em 2022. A cerimônia foi realizada na Lagoa do Horácio e contou com a presença do prefeito Roger Caputi. Ele aproveitou para enaltecer o trabalho de arborização realizado pela Secretaria de Meio Ambiente: “Quero parabenizar os servidores da Secretaria (de Meio Ambiente) que estão envolvidos nesse projeto. Temos um número expressivo de plantio de árvores nesse ano e a ideia é que esse número aumente nos próximos meses”, declarou o prefeito Caputi.

Além do Chefe do Executivo local, estiveram presentes no ato os vereadores Ed Moraes (MDB) e Miguel Calderon (Progressistas), secretários municipais, servidores da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Pecuária, estudantes da Escola Dos Pimpolhos, além dos administradores da Lagoa do Horácio.

Prefeito Roger, Donata e os alunos da Escola Pimpolho ao lado da milésima muda plantada.

Fotos: PMO