Flamengo, AF da Praia, CL Tropa do Bem Kisto e BG são os campeões das categorias Adultas da Copa Osório de Futsal
OSÓRIO – Após mais de um mês de competição, a Copa Osório de Futsal chegou ao final na última semana. A competição reuniu mais de 70 equipes, somando o total de cerca de 1,5 mil atletas. O evento foi organizado por Darlan Dias (Pretinho) e contou com patrocínio de mais de 20 empresas da cidade. Já a prefeitura, por meio da Assessoria de Esporte e Lazer, disponibilizou as medalhas e os troféus entregues aos vencedores.
Na noite de sexta-feira (28/11), o Ginásio Municipal de Esportes Rutílio Kestering (Cirão) recebeu as finais das categorias Adultas. As partidas foram realizadas em dois tempos com 20 minutos cada. No Feminino, o Flamengo (Capão da Canoa), confirmou o favoritismo e conquistou o título invicto (100%) ao bater o Xangri-lá por 5 a 1.
Logo aos 17 segundos de jogo, Paloma tabelou com Rani e abriu o placar: 1 a 0 Flamengo. Após o gol sofrido cedo, o Xangri-lá ficou com a bola, mas tinha dificuldades para furar a defesa adversária. Muito bem marcada, a Artilheira da competição com 12 gols, Taís, tentou um chute, aos 4min, mas a goleira Poxoxa defendeu com o pé. Um minuto depois, em contra-ataque, o Flamengo chegou ao segundo gol. Rani finalizou, Iane defendeu e, no rebote, Paloma chutou para as redes. No lance, a goleira Iane acabou machucando a mão e precisou ser substituída pela goleira reserva Marluza.

Mortal em seus ataques, o Flamengo voltou a marcar aos 6min. Após Julia Leotte (Xangri-lá) acertar um chute na trave, na sequência da jogada, Paloma recebeu na área, limpou a marcação e chutou no canto para fazer o 3 a 0. Com a vantagem, o time de Capão baixou as linhas e viu o Xangri-lá começar a gostar da partida, porém, sem levar muito perigo ao gol de Poxoxa.
O Xangri-lá voltou com tudo na segunda etapa, passando a fazer um jogo de trocação contra o Flamengo. Aos 3min, Rani recebeu na frente e precisou finalizar duas vezes para vencer Marluza e fazer o 4 a 0. Aos 5min e 30seg, Taís recebeu na área e escorou para Milena, que acertou um chute no ângulo, descontando para 4 a 1. Já aos 8min, Paloma ganhou de Carol e chutou no alto para defesa de Marluza. Mas, no escanteio, Paloma recebeu na área e tocou no quanto para fazer o seu quarto gol na partida e o quinto do Flamengo: 5 a 1.
A partir daí, o Xangri-lá passou a dominar o jogo, chegando, por algumas vezes, a pressionar o Flamengo. Entretanto, o placar não foi alterado graças, principalmente, as boas defesas de Poxoxa, que manteve o resultado em 5 a 1. A camisa 12 do Flamengo acabou terminando como a Goleira Menos Vazada da competição, tendo sofrido apenas quatro gols em cinco partidas disputadas.

Terceiro lugar: Diferentemente, das demais categorias, a 3ª colocação do Feminino, por concordância de todas as equipes, foi dada pela melhor campanha, sendo coroada a equipe da Juventus (Tramandaí). Vale ressaltar que, se a colocação fosse definida pelo time derrotado para o campeão nas semifinais, o terceiro lugar ficaria com o Fênix (Imbé), já que a equipe imbeense perdeu para o Flamengo na semifinal por 5 a 1.
VETERANO
Antes do início da partida foi respeitado um minuto de silêncio em homenagem a mãe do atleta Charles (AF da Praia), que acabou falecendo nos últimos dias. Com a bola rolando, o time osoriense do Milan bem que tentou, mas acabou sendo derrotado pela AF (Capão) pelo placar de 3 a 2.
Com menos de dois minutos, a AF aproveitou saída errada do Milan para abrir o marcador com Betão. Aos 8min, em contra-ataque, Betão dominou no lado da quadra, passou pela marcação e bateu forte para fazer o 2 a 0. Na jogada seguinte, Everton Barrufi teve a chance para descontar, mas, cara a cara com Francisco parou no goleiro adversário. E, quem não faz leva. Aos 10min, Rodrigo finalizou, Alex não afastou e, no rebote, Betão chutou entre as pernas de Valmor para marcar o terceiro dele e da AF.
Precisando marcar, o Milan tinha dificuldades para furar a defesa da AF, conseguindo chegar apenas em finalizações de fora da área. A AF teve a chance para ampliar aos 4min e 30seg, mas o chute de Betão parou na trave. Já aos 6min, Leco recebeu na frente e chutou no cantinho para descontar: 3 a 1. Um minuto depois, a AF teve uma falta para cobrar na lateral da quadra. Luciano Correa chutou, Valmor defendeu e, no rebote, Rodrigo, dentro da área, chutou na trave. Aos 8min, em outra falta para o time de Capão, Luciano rolou para Betão, que finalizou para defesa de Valmor.
Porém, 30 segundos depois, Barrufi acertou um chute cruzado para fazer o 3 a 2. Esse foi o quinto gol marcado pelo camisa 07 do Milan na competição, o qual terminou como Artilheiro do Veterano. Vale ressaltar que Alberi (Santa Terezinha) também terminou com cinco gols, porém, como a equipe do Milan chegou mais longe na competição, o troféu foi entregue a Barrufi.

A partida seguiu lá e cá. Aos 12min e 30seg, Diego Brehm (Milan) fez boa jogada individual, mas chutou para fora. Na sequência, Betão (AF) finalizou quase sem ângulo e acertou o travessão. Já aos 15min, o Milan chegou a quinta falta. O clima que já estava quente, ferveu de vez. Após trocarem agressões, Rafael (Milan) e Luciano (AF) foram expulsos. Exagerando nas reclamações, o treinador da AF também recebeu o cartão vermelho.
Depois de muito bate-boca, o jogo seguiu com ambas as equipes ficando com três jogadores de linha por dois minutos. Neste período, o Milan teve duas chances para marcar, mas não conseguiu o empate. Faltando 1min e 40seg para o término da partida, Brehm entrou como goleiro linha no Milan. Entretanto, a AF conseguiu segurar a vitória por 3 a 2, se sagrando campeã invicta da categoria Veterano.
Além do título, a equipe de Capão terminou com o Goleiro Menos Vazado: Francisco. Ao todo, a AF da Praia sofreu sete gols em seis jogos disputados. Com a conquista da AF, o Santa Terezinha (Imbé) terminou em 3º lugar, visto que havia perdido para o time campeão na semifinal por 4 a 1.

SÉRIE PRATA
Em meio a uma fumaceira que dificultava para enxergar, a decisão entre CL Tropa do Bem Kisto e Império começou com tudo. Logo aos 32 segundos de jogo, Alemão cobrou escanteio para a área e Nikinho tocou para o gol: 1 a 0 CL. Com 1min e 30min, Laércio passou por três marcadores e só deu um toque para marcar um golaço: 2 a 0.
A pressão do Bem Kisto seguiu, obrigando Baddy a ter que trabalhar. Após uma defesa do goleiro do Império, ele e Nikinho discutiram. Aos poucos, o clima foi esquentando. Aos 6min, Andrei (CL) fez uma defesa e acabou sendo chutado com a bola em suas mãos, lance que gerou reclamação do treinador do Tropa.
Com a desvantagem no placar, o Império foi para cima. Aos 9min, Éder chutou de longe e Andrei defendeu. Na sequência, após jogada de pé em pé, Alessandro finalizou de frente para o gol para mais uma defesa do goleiro do CL. Mesmo com o Império melhor, quem voltou a marcar foi o Bem Kisto. Aos 12min, em falta lateral, Juninho rolou para Balo fazer o 3 a 0.
Um minuto depois, Alessandro (Império) finalizou de dentro da área, Andrei defendeu, a bola bateu na trave e não entrou. E, na sequência, Balo tabelou com Jean e chutou no ângulo para marcar o quarto do Tropa. Aos 14min e 30min, Alessandro ganhou de Jean no corpo e chutou no canto para descontar: 4 a 1. Porém, no final da primeira etapa, Éder fez falta em Nikinho no meio da quadra: sexta falta do Império e tiro-livre a favor do CL. Juninho chutou no alto para fazer o 5 a 1.
2º Tempo: Mesmo com a ótima vantagem, o Tropa do Bem Kisto voltou com tudo para a segunda etapa. Logo no início, Nikinho teve três chances seguidas para marcar, com um chute parando em Baddy, outro acertando o travessão e o terceiro indo direto para fora. Com pouco mais de 1min, o CL cobrou escanteio rasteiro e Laércio chutou de primeira para fazer o 6 a 1.
Enquanto o Tropa administrava o resultado e deixava o tempo correr, o Império, sem conseguir criar muitas chances, exagerava nas faltas, com entradas mais duras. Aos 12min, o goleiro Edison entrou no lugar de Baddy, passando o Império a jogar mais adiantado. Mesmo assim, a equipe não conseguiu descontar o prejuízo.
Aos 17min, Nikinho ganhou de Éder e tocou para o gol vazio, fazendo 7 a 1. Após Juninho receber cartão amarelo por uma falta, o Império reclamou de ter sido o segundo amarelo do camisa 10 do CL. Depois de muita discussão, a arbitragem confirmou ser o primeiro cartão para Juninho e recomeçou a partida. Com a bola rolando, o Bem Kisto recuperou a bola e Laércio chutou da quadra de defesa para marcar um golaço, confirmando a vitória do CL por 8 a 1 e o título da Série Prata para a equipe.
Com três gols na final, Laércio chegou ao 12, sendo o Artilheiro isolado da competição. Já Andrei, também do Tropa, ganhou o troféu de Goleiro Menos Vazado. Devido ao título do Bem Kisto, o Atlético dos Mais Tri ficou na terceira colocação, já que havia perdido nas semifinais para o time campeão por 10 a 1.



SÉRIE OURO
A final mais aguardada da noite acabou tendo um atraso para começar devido ao Atlético Nacional. A equipe estava disputando a final da Copa Portal Esquadrias em Três Cachoeiras. Jogando contra os donos da casa, o time osoriense bateu o Lageadense de virada por 7 a 3 e se sagrou campeão da competição. Sem tempo para comemorar, os atletas pegaram a estrada e retornaram para casa, onde disputariam um novo título, agora contra o BG pela final da Série Ouro da Copa Osório de Futsal.
Em um duelo muito estudado, o jogo demorou para ter emoção. A primeira chance de perigo saiu aos 7min, no chute no canto de JP (Atlético), que obrigou o goleiro Maicon a se esticar e dar um tapa na bola para fazer a defesa. A resposta do BG saiu no minuto seguinte. Nico recebeu na ponta e cruzou para Rafael, sozinho na área, chutar para fora. Já aos 10min, em escanteio rolado para trás, Falcão chutou e Rafa defendeu e, na sobra, Dico bateu para o gol, fazendo 1 a 0 para o BG.
Após o gol, o BG seguiu pressionando. Aos 11min, Dico teve duas chances para marcar, mas em ambas parou em Rafa. Aos 12min, em boa triangulação, Biano chutou da entrada da área, a bola bateu em Teixeira e não entrou. Aos 14min, Japa finalizou forte e acertou o travessão. Na sequência, após roubada de bola, Dico chutou do meio da quadra e, aproveitando que o goleiro Rafa estava fora do gol, marcou o 2 a 0.
Conseguindo finalizar apenas em chutes de média e longa distância, o Atlético viu o BG ampliar o resultado. Aos 18h e 30min, Japa recebeu na área e tocou no canto do goleiro para fazer o terceiro. Faltando 35 segundos para o término do primeiro tempo, Dico saiu tabelando e só faltou entrar com bola e tudo para marcar o 4 a 0.
2º Tempo: Mesmo sentindo o cansaço pela 2ª final seguida, o Atlético não desistiu e foi para cima atrás do resultado. Antes dos 2min, Nyco recebeu na área e chutou para descontar: 4 a 1. Aos 2min e 30seg, Nyco chutou cruzado e Maicon defendeu com o pé. Dois minutos depois, JP finalizou de longe e Maicon defendeu. Aos 5min, após bela jogada de Nyco, Forlán arriscou de cavadinha e a bola acabou indo para fora. Já aos 7min e 30seg, JP recebeu na área e, de calcanhar, marcou o 4 a 2.
Aos 11min, metade dos refletores acabaram se apagando. Entretanto, a iluminação voltou ao normal rapidamente, podendo o jogo seguir. Quando o Atlético pensava em colocar o goleiro linha, acabou levando mais dois gols. Aos 12min, Nico tabelou com Japa e tocou para as redes, fazendo o 5 a 2. Um minuto depois, Biano recebeu de Nico e chutou forte entre as pernas de Rafa para fazer o sexto do BG. Já com JP de goleiro linha, o Atlético levou mais um gol. Após roubada de bola, Dico chutou do outro lado da quadra para fazer o 7 a 2. Esse foi o quarto gol do camisa 10 do BG na partida, que chegou a 10 gols na competição, terminando empatado na Artilharia com o companheiro Japa.

Na saída de bola, Teixeira descontou para o Atlético: 7 a 3 e, foi só. Faltando pouco mais de 30 segundos para o término da partida, os jogadores já começaram a se cumprimentar e, quando o cronômetro zerou, o BG pode sair para festa, comemorando o título invicto da Série Ouro. Além dos troféus de campeão e de Artilheiro, o BG também teve Maicon como Goleiro Menos Vazado. Já a terceira colocação da Série Ouro ficou com o West Ham (Imbé), que acabou perdendo para o BG nas semifinais pelo placar de 4 a 3.



PONTO POSITIVO
Ao contrário da noite anterior, não foram registrados grandes incidentes nem dentro e nem fora do ginásio. Com um Cirão completamente lotado, o que se viu foi um verdadeiro show das torcidas, com direito a uso de instrumentos e sinalizadores. Já a organização repetiu a excelência do ano anterior, trazendo a novidade da área VIP, onde convidados puderam assistir aos jogos com direito a bebida e salsichão.
PREMIAÇÃO
Após o final da última partida, ocorreu a entrega das premiações, ato que contou com a presença do organizador Pretinho, do assessor de Esporte Henrique Luz, do vice-prefeito Ed Moraes, assim como alguns dos empresários patrocinadores da competição. Durante sua fala, Ed ressaltou a importância da competição e afirmou que o formato deverá ser repetido para a realização de novos eventos esportivos ao longo do próximo ano.
CRÉDITOS: Lucas Rodrigues
