CIDADESOCIAL, CULTURA e EDUCAÇÃO

Feira do Livro segue até esta sexta-feira

OSÓRIO – Depois de dois anos sem ser realizado de maneira híbrida devido a pandemia da Covid-19, teve início na segunda-feira (28/11), a 37ª Feira do Livro do município. O evento é uma realização da prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento, Turismo, Cultura e Juventude, e conta com apoio da Secretaria Municipal de Educação; da 11ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE); das Bibliotecas Públicas Municipais Fernandes Bastos e Oliveira Silveira; da Universidade Federal do RS, Campus Litoral Norte (UFRGS Litoral); da Universidade Estadual do RS, Campus Litoral Norte (UERGS Litoral); do Instituto Federal do RS (IFRS), Campus Osório; do Centro Universitário Cenecista de Osório (Unicnec), juntamente com o Colégio Marquês de Herval, além da Academia de Escritores do Litoral Norte (AELN).

A abertura oficial ocorreu no início da noite de segunda, no palco do Largo dos Estudantes Sônia Chemale. Com o tema ‘Trajetórias Femininas: Histórias Narrativas Literárias’, a Feira deste ano conta com a Comissão formada por: Cristina Maria de Oliveira (Patrona), Adriana Beatris Costa (Xerife) e Rosane Hammel (Homenageada). Em sua fala, a Patrona da Feira destacou a importância dos livreiros, além de ressaltar a importância do incentivo à leitura: “Entendo a arte da escrita com uma produção vista do coletivo, por meio do seu olhar para a sociedade, família, estudantes, cotidiano, etc. É assim que vamos brincando com as palavras, tentando incentivar a leitura”, afirmou a Patrona.

O secretário de Educação, Dilson Maciel, ressaltou a importância da aproximação dos escritores osorienses com as escolas do município. Ele citou que durante este ano foram repassadas as instituições dezenas de obras escritas por autores de Osório, sendo feitas algumas oficinas com os alunos, contando com a presença dos escritores. O secretário de Cultura, Eduardo Pellegrini, destacou a importância dos livros: “No mundo de hoje, que temos tudo nas mãos, através do celular, nada vai substituir o livro. São eles que nos trazem o conhecimento e que vai ficar gravado na nossa memória”, declarou o secretário.

Já o prefeito Roger Caputi aproveitou a oportunidade para agradecer a toda equipe pelo empenho e dedicação na realização do evento: “Quero parabenizar a todos que estão a frente da organização da Feira. A Feira do Livro é um evento especial da nossa cidade, um lugar de encontro, troca de experiência, conhecimento e saber. Que tenhamos uma excelente semana de evento e convidamos a população para prestigiar nossa Feira”, disse o prefeito Caputi.

Logo após as falas, foi cortado o laço, sendo aberta de maneira oficial a 37ª Feira do Livro de Osório. Na sequência, a Cúpula da Feira realizou um bate-papo sobre a ‘Importância da Leitura’.

Xerife Adriana Beatris, Patrona Cristina Maria e Homenageada Rosane realizaram bate-papo sobre Importância da Leitura.

A programação seguiu durante a semana com a realização de diversas atividades literárias e culturais, além de palestras, contação de histórias, roda de conversas, lançamentos de livros, shows, entre outras ações. A Feira do Livro segue nesta sexta-feira (2), sendo aberta as bancas a partir das 9h (veja a programação completa no final da matéria). O encerramento está marcado para às 21h, no palco do Largo dos Estudantes.

PROGRAMAÇÃO

02/12 (SEXTA)

9h – Abertura das Bancas.

9h – Lançamento do E-book Adolescências cruzadas: antologia artístico literária, com Rita Castanheira e Alunos da Escola Osvaldo Amaral.

9h e 30min – Apresentação do Espetáculo de Mágicas, com Bruno Mariotti.

9h e 30min – Bate-papo: Diálogos Culturais entre a contribuições Açorianas e Africanas no Litoral Norte, com Cristina Maria de Oliveira e Iosvaldyr C. Bittencourt Junior.

Local: Biblioteca Fernandes Bastos

14h – Contação de História do Livro: Beira mar, beiramor memorias, flores e ventos, com Sinthia Batista (UFRGS Litoral).

14h – Oficina de Leitura: No jardim de lá de casa, com Andréa C. S. da Rosa (Uergs). Local: Espaço Cultural Conceição

14h e 30min – Contação de História: O Palhaço que tinha medo de criança (Escola Osmany Martins Veras).

15h – Oficina de Leitura: Vozes de mulheres entre oralidade e escrita, com Amanda Benedett e Ana Lucia Liberato Tettamanzy (UFRGS/Instituto de Letras).

Local: Biblioteca Fernandes Bastos

15h –Projeto Tecendo Raizes II.

16h – Oficina Ateliê poético, com Caroline Silva da Luz (PPGED/ Uergs).

Local: Biblioteca Fernandes Bastos

17h – Lançamento dos Livros Letras em conto: alfabetizar “encantando” no PIBID da UERGS. Orgs de Denise Madeira de Castro e Silva, Helena Venites Sardagna e Maria Cristina Schefer; ‘No jardim lá de casa’ de Andréa C. S. da Rosa; e Piru-Piru: espécie símbolo da zona costeira do sul do Brasil da Uergs/GEMARS.

18h – Lançamento e Sessão de Autógrafo do Livro: Viver, o eterno desafio, com Lizarbe Lisboa Mesquita Gomes.

19h – Lançamento e Sessão de Autógrafos do Livro: Rumo ao desconhecido, com Tânia Costa.

19h e 30min – Atração musical: Giselle Frufrek. Projeto: O Mar de Dentro- Histórias de Beira e Luar.

21h – Encerramento Oficial.

OUTRAS ATIVIDADES

Mostra dos trabalhos dos alunos e sessão de autógrafos com professores/escritores da 11ª CRE.

Local: Estande 11ª CRE

Espaço Interativo Mar de Brincar Letrando – Projeto de Extensão da Uergs: Contação de histórias e “bioconversas” sobre a fauna do Litoral Norte.

Manhã: 9h às 11h

Tarde: 14h às 16h

Acadêmicas Bolsistas: Ana Paula Góes e Luiza Portolann, com coordenação de Maria Cristina Schefer, Paulo Henrique Ott e Juçara Bordin.

Local: Stand Uergs

MUCIN / Livros da Editora UFRGS.

Local: Estande da UFRGS Litoral

Bancas de livros oferecem diferentes tipos de leitura para todos os públicos.

Fotos: PMO