Fecomércio-RS divulga Avaliação de Páscoa 2023
A Federação do Comércio de Bens e de Serviços do Estado do RS (Fecomércio-RS) divulgou nesta semana a Avaliação de Páscoa 2023. Segundo a pesquisa, a data deverá ser marcada por presente de tickets mais baixos como ovos de menor gramatura, barras de chocolate e bombons. Apesar do cenário de pandemia totalmente controlada, mercado de trabalho aquecido (taxa de desocupação em 4,6% no RS) e rendimento médio real do trabalho 10,8% superior ao do mesmo período de 2022 que alimenta as perspectivas de boas vendas da indústria de chocolates, a totalidade da conjuntura não é favorável.
No Rio Grande do Sul, a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (IPC) aponta para 39,5% das famílias com algum tipo de conta em atraso. As taxas de juros ao consumidor permanecem em patamares bastante altos e a Intenção de Consumo das Famílias está atualmente em 83,1 pontos, o valor mais alto desde abril de 2020, mas ainda abaixo dos 100 pontos que marca a neutralidade. “Apesar de esperamos boas vendas na Páscoa 2023 na comparação com o ano passado, ainda temos elementos no cenário que impedem uma venda maior”, afirma o presidente da entidade, Luiz Carlos Bohn.
Conforme também aponta o material divulgado pela Fecomércio-RS, o chocolate está mais caro que a média dos bens e serviços da economia. O produto em barra e os bombons estavam 11,9% mais caros na Região Metropolitana de Porto Alegre em fevereiro deste ano em comparação ao mesmo período de 2022. Já o chocolate e o achocolatado em pó tiveram aumentos ainda mais significativos: 22,5% nessa mesma base de comparação.
É importante lembrar também que a Páscoa movimenta, além do mercado de chocolates, o mercado de outros alimentos, com destaque para os peixes. Os pescados estão 4,09% mais caros em fevereiro de 2023 na Região Metropolitana da capital gaúcha do que no mesmo período de 2022. Já nos serviços, o feriado prolongado tende a favorecer regiões turísticas. Para auxiliar os lojistas a aumentarem as vendas nessa Páscoa, a Fecomércio-RS dá as seguintes sugestões:
– Crie uma campanha específica para a Páscoa;
– Aposte na presença digital;
– Prepare o seu time para o atendimento;
– Pesquise tendências;
– Prepare seu estoque com antecedência;
– Teste novos fornecedores;
– Faça parcerias;
– Converse com seu público;
– Crie combos;
– E facilite condições de pagamento.
Já para os consumidores fazerem melhores compras, a Fecomércio dá algumas dicas. Pesquise preços:A inflação alta aumenta a diferença de preços entre produtos e estabelecimentos. Se você quer comprar ovos de Páscoa, antecipe as suas compras. Em 2023, teremos maior diversidade de gramaturas, mas as gramaturas menores tendem a ser as que se esgotarão antes. O valor da grama de chocolate varia muito do formato. Em barras e bombons, o chocolate costuma ser bem mais barato.