REGIÃO

FCDL-RS projeta indicadores positivos de vendas no Dia dos Avós

Data comemorativa que vem ganhando espaço no comércio o Dia dos Avós, celebrado na próxima segunda-feira (26), se apresenta como mais uma oportunidade do varejo gaúcho reaquecer suas vendas. Na avaliação da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Rio Grande do Sul (FCDL-RS), em 2021 a celebração do Dia dos Avós será marcada por um incremento da comercialização de produtos que pode chegar a um índice 15% superior ao registrado em 2020, com o ticket médio em torno de 120 reais.

Vale lembrar que em 2020, nos primeiros meses da pandemia da Covid-19, as restrições impostas ao comércio e ao contato com os vovôs e vovós, não permitiu que muitos netos celebrassem a data. Neste ano, com o avanço da vacinação e a possibilidade de se estar mais próximo dos avós, cresce o interesse dos consumidores em presenteá-los.

 Se em 2020 a compra do presente foi feita através do canal digital, para 2021 a expectativa da FCDL-RS é que as lojas físicas sejam mais procuradas pelos consumidores que irão presentear os avós. “Os presentes mais procurados devem ser roupas, especialmente as mais quentes, calçados, perfumes e cosméticos e bolsas e acessórios. Aos poucos, a data vai ganhando peso no calendário comercial, sendo considerada a quinta data de vendas nas lojas de presentes, ficando atrás do Natal e dias das Mães, dos País e dos Namorados”, destaca o presidente da FCDL-RS, Vitor Augusto Koch.

O presidente lembra que o fato do varejo viver o impacto negativo das restrições impostas no combate à pandemia, cria, em toda a data comemorativa, a expectativa de recuperação das vendas, ajudando a amenizar os prejuízos dos lojistas.

 Para incrementar as vendas na data, a FCDL-RS sugere que os lojistas lembrem aos seus clientes, via contato direto e em suas redes sociais, sobre o Dia dos Avós e a importância de presenteá-los. Outro aspecto é apostar em produtos que causem emoção e expressem sentimentos, além de ofertar uma variedade de artigos que proporcionem mais opções de escolha ao consumidor.

Foto: Divulgação