Falta de recursos é o maior desafio da prefeitura osoriense
OSÓRIO – O prefeito Romildo Bolzan Júnior abriu as portas de seu Gabinete durante a manhã de quinta-feira (30) para apresentar as ações realizadas durante o primeiro mês da sua Gestão. Para isso foi realizada uma coletiva de imprensa, que contou com a presença do vice-prefeito Ed Moraes, dos secretários municipais e alguns vereadores, além de representantes dos principais veículos de comunicação da cidade. O Jornal Momento foi representado pelo seu diretor, Omar Batista Luz.
Durante a sua fala, o chefe do Executivo osoriense ressaltou a falta de dinheiro nos cofres da prefeitura e apresentou as medidas que serão colocadas em prática para equilibrar as contas, com intuito de buscar o equilíbrio financeiro do Município, ficando em dia com a Lei de Responsabilidade Fiscal. “Vamos buscar mais receitas, otimizar serviços e focar nas soluções de capacitação e estimulação da prestação de serviços pelos servidores”, afirmou o prefeito.
Uma ação que já pode ser vista é a diminuição dos Cargos Comissionados (CCs), registrando uma redução nas despesas de 49,48% em relação ao Governo anterior. Além disso, Romildo prometeu reduzir as horas-extras, além de revisar todos os contratos temporários.
Entre as novidades previstas, está a criação do departamento de Gestão e Governança. A ideia é que um Conselho, formado por pessoas da comunidade, possa fiscalizar se o Plano de Governo estará ou não sendo executado e cumprido. Conforme o prefeito, será elaborado um Projeto de Lei (PL) para isso. Romildo ressaltou que seu Governo irá priorizar a transparência, por meio dos canais da prefeitura, fortalecendo a comunicação entre Administração e comunidade.
ESTACIONAMENTO ROTATIVO
Uma das promessas durante a Campanha últimas Eleições do prefeito osoriense está prestes a ser cumprida. A partir de domingo (02/02), o Estacionamento Rotativo na cidade estará suspenso por até 120 dias (quatro meses). Durante este período, Romildo, junto com sua equipe, irá reavaliar o contrato junto a empresa Pare Fácil, responsável pelo serviço no município.
FILA DE VAGAS
Em relação a fila de vagas na Rede Municipal de Ensino, foi publicado no dia 20 deste mês, o edital de chamamento da Central de Vagas Online para matrículas nas Escolas de Educação Infantil do município. Ao todo, foram contemplados 480 dos mais de 800 nomes que estavam na lista de espera.
OUTRA AÇÕES
Durante o primeiro mês de Governo, a Administração local tem vistoriado a situação de diferentes prédios públicos, incluindo escolas e Postos de Saúde, sendo elaborado um cronograma para realização de serviços de manutenção e limpeza. Mais de 300 caçambas de entulhos foram recolhidas da Central de Transbordos, do distrito de Atlântida Sul e de outros pontos da cidade.
Catorze máquinas encontradas estragadas na Garagem da prefeitura foram encaminhadas para manutenção e, assim que estiveram prontas, vão auxiliar na conservação de ruas e praças locais. O serviço de corte de grama, capina e poda teve início das praias de Osório (Atlântida Sul e Mariápolis), mas também irão acontecer em todos os bairros.
CRÉDITO: PMO