CIDADE

Estudantes osorienses conquistam prêmios na Mostratec

Entre os dias 25 e 27 de outubro aconteceu a 37ª Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia (Mostratec). O evento foi realizado no Centro de Evento e Negócios da Fenac, em Novo Hamburgo. Sete trabalhos de 12 alunos do Campus do Instituto Federal do RS (IFRS) e da Escola Estadual de Ensino Médio (EEEM) Ildefonso Simões Lopes – Rural de Osório participaram da Mostra, sendo três deles premiados (todos do IFRS).

O trabalho SustainPads: higiene menstrual ao alcance de todas – Fase 2, das estudantes Laura Nedel Drebes e Camily Pereira dos Santos, ficou com o 1° lugar em Engenharia Ambiental e Sanitária, recebendo credencial para a Mostra Científica Latino-americana, no Peru, e publicação em revista científica da Associação Brasileira de Incentivo à Ciência (Abric). O trabalho multipremiado também fez com que as duas alunas vencessem o Prêmio Glamour (veja mais no final da matéria).

O objetivo da pesquisa consistiu na otimização de uma alternativa sustentável e de baixo custo aos atuais absorventes higiênicos utilizando resíduos industriais e o estudo de uma ferramenta para proporcionar o acesso da população a esses produtos. Para tanto, a pesquisa foi dividida em cinco etapas. Na primeira, foram otimizadas a produção dos materiais absorventes, utilizando o pseudocaule da bananeira e açaí de juçara para substituírem o algodão convencional.

Na segunda etapa, foram desenvolvidos biofilmes com os resíduos da indústria nutracêutica para substituir o plástico convencional. Na terceira etapa foi desenvolvido, por meio do conceito de Upcycling, o protótipo de absorvente, composto por um invólucro feito de sobras de tecidos de costureiras da região para envolver o refil formado pela união das fibras com os biofilmes. O protótipo final foi capaz de absorver 65% mais do que os convencionais, além de utilizar 99% menos água no seu processamento. O custo é de R$0,02, sendo 95% mais econômico do que os comercializados.

Na quarta etapa foi realizado o processo de patenteamento do produto e do processo. E finalmente, na quinta etapa, para viabilizar que mulheres em situação de vulnerabilidade pudessem ter acesso a produtos básicos de higiene, foi idealizada uma plataforma web focada no mapeamento de mulheres em situação de vulnerabilidade, de modo a auxiliar no direcionamento das doações.

O projeto Eco-Socius: gamificando a economia circular, da estudante Victórya Leal Altmayer Silva, conquistou o 1° lugar em Educação e Humanidades, recebeu credencial para o Fórum de Ciências e Civilização, na Argentina, e publicação em revista científica da Abric.

A etapa I da pesquisa, por meio de Modelagem de Equações Estruturais (SEM), foi identificada a falta de equidade nos níveis familiaridade com as práticas do Desenvolvimento Sustentável nos jovens brasileiros entre 14 a 19 anos como uma lacuna comportamental. Para solucionar esse problema, o objetivo da Etapa II foi gamificar a EC, por meio de um jogo educativo, abordando a Educação para o Desenvolvimento Sustentável (ESD).

Estudante Victórya Leal.

Já o projeto BioGrape: inovação para o tratamento de efluentes têxteis a partir da celulose bacteriana de vinho, Fase 3, da estudante Amanda Ribeiro Machado, recebeu o 3° lugar em Ciências Ambientais. Este projeto tem como objetivo otimizar a produção de celulose bacteriana a partir dos resíduos agroindustriais oriundos do processamento de vinho para usá-lo como adsorvente de efluentes têxteis. Vale ressaltar que todas as amostras apresentaram resultados de remoção do corante, próximo ou acima, de 90%.

Lembrando que os três projetos foram orientados pela professora orientado por Flávia Twardowski. Neste ano, o evento contou com a participação de 666 projetos nas áreas de Cidadania, Economia e Agricultura, sendo 329 na Mostratec (Ensino Médio e Técnico) e 337 na Mostratec Júnior, sendo 264 do Ensino Fundamental e 73 do Ensino Infantil. Além do Brasil, a Mostra contou a presença de estudantes da Argentina, Colômbia, México, Paraguai, Peru, Portugal e Taiwan. Aproximadamente 40 mil pessoas visitaram os estandes da Fenac durante os cinco dias de evento. A cerimônia de premiação aconteceu no dia 28/10, no Teatro Feevale.

Estudante Amanda Machado.

GERAÇÃO GLAMOUR

As estudantes de ensino médio do Campus Osório Laura Drebes e Camily dos Santos receberam o Prêmio Geração Glamour 2022 Máxima Potência na categoria Cientista. A cerimônia foi realizada na noite do dia 24 de outubro, no JW Marriott Hotel São Paulo, evento que contou com apresentação da apresentadora Sabrina Sato e da cantora Linn da Quebrada.

A premiação concedeu troféus para mulheres que fizeram a diferença em áreas distintas, num total de 15 categorias que contemplam desde quem tem trabalha em prol da saúde física e mental até quem explodiu com milhões de visualizações nas redes sociais. Convidados ilustres estiveram presentes para brindar os feitos e as conquistas de mulheres disruptivas e inovadoras na moda, beleza, ciência, tecnologia, entretenimento e mais frentes de atuação. A atriz Isis Valverde foi quem entregou o troféu as alunas do IFRS, Campus Osório.

Em sua fala, Camily relatou que foi de uma conversa que teve com a sua mãe, quando descobriu que a mesma havia enfrentado a pobreza menstrual, que nasceu a motivação de realização da pesquisa e da sua aproximação com a ciência. “Eu jamais imaginaria que essa questão estaria tão próxima de mim, tão próxima da minha família. E então foi nesse momento que o SustainPads surgiu. E eu não imaginaria também que esse projeto ficaria tão grande a ponto de impactar tantas pessoas e a ponto de a gente representar o nosso país numa competição internacional com um projeto que fala sobre dignidade menstrual. E tudo isso serve para gente aprender que a ciência precisa de mulheres, a ciência precisa de mais diversidade e de mais representatividade”, declarou Camily Pereira, estudante do 4º ano do curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio do IFRS, Campus Osório.

Já Laura, agradeceu a oportunidade de estar recebendo um prêmio de tamanha importância ao lado de pessoas tão inspiradoras e dedicou a conquista para a docente orientadora do projeto, Flávia Twardowski, e para o Instituto Federal do RS. “A professora Flávia é uma professora especial, porque é o exemplo mais claro de ser incansável e sobre entrega que eu conheço. O meu sonho era ser aluna da Flávia e hoje eu digo com muito orgulho que eu sou uma das filhas do coração dela. Eu costumo dizer que ela dedica a vida dela para transformar a vida dos alunos. E foi isso que ela fez com a nossa vida! Sem ela a gente não teria chegado até aqui, não teria conquistado e vivido tantas coisas incríveis que a gente tem vivido! Flávia, eu te amo do fundo do meu coração! E em teu nome, eu dedico também este prêmio a nossa instituição, o Instituto Federal do RS, Campus Osório, que nos proporciona um ensino público, gratuito e de extrema qualidade”, afirmou Laura Drebes, estudante do 4º ano do curso Técnico em Administração Integrado ao Ensino Médio do IFRS, Campus Osório.

Estudantes Laura e Camily ao lado das estrelas Sabrina Sato
(esquerda), Isis Valverde (ao centro) e Linn da Quebrada
(direita) durante Geração Glamour.

Fotos: Divulgação