CIDADEDESTAQUESOCIAL, CULTURA e EDUCAÇÃO

Estudantes do Instituto Federal produzem brinquedos para crianças atingidas por enchentes

Em meio a demanda de doações para as pessoas atingidas pela enchente que destruiu boa parte do Estado, os alunos do Campus Osório do Instituto Federal do RS (IFRS) resolveram se juntar para produzir brinquedos para as crianças. A iniciativa foi batizada de ‘Toda criança merece brincar’.

Com auxílio dos professores e técnicos da instituição, foram produzidos 218 brinquedos, como aviõezinhos, jogos de dominó, quebra-cabeças e miniaturas de animais. Eles são embrulhados em pacote de presente junto com lápis de cera e desenhos para colorir. Todas as peças estão sendo destinadas aos abrigados nas cidades do Litoral Norte, Alvorada e no Campus Canoas do IFRS, onde estão cerca de 500 pessoas.

Os brinquedos foram feitos em uma cortadora a laser, usando chapas de MDF. De acordo com a diretora de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação do IFRS Osório, Lisiane Zanella, a produção seguirá sendo realizada. Além dos brinquedos, a equipe do Campus está testando soluções de impressão 3D, para criar boias de resgate e filtros de água portáteis para doação.

Diretora de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação do IFRS Osório, Lisiane Zanella.

Toda a produção ocorre no WindMaker. O laboratório, inaugurado em 2020, conta com impressoras 3D e kits de eletrônica. Com foco na educação, ele se baseia na ‘cultura maker’ para promover autonomia, criatividade e colaboração entre os alunos, além de prestar assessoria e formação a professores que desejem inovar suas práticas educacionais. O espaço multidisciplinar, envolve as disciplinas de Artes, Física e Robótica. Além disso, ele busca promover oportunidades para que a comunidade interna e externa do Campus repense o processo educacional, tanto a partir dos recursos didáticos, quanto da inovação metodológica.