Estudantes de Osório conquistam medalha de ouro na Genius Olympiad

As estudantes Camily Santos (esquerda) e Laura Drebes (direita) ao lado da orientadora Flávia Twardowski.

OSÓRIO – Ocorreu no último sábado (17), a divulgação dos premiados da Genius Olympiad. A competição internacional de projetos do Ensino Médio sobre questões ambientais, organizada pelo Terra Science and Education e pela Universidade Estadual de Nova York, nos Estados Unidos, foi realizada em Oswego, de maneira virtual.

Entre os participantes, dois projetos representaram o Campus do Instituto Federal do RS (IFRS), sendo os dois premiados, ambos na categoria Ciência. O trabalho da estudante Victórya Leal Altmayer Silva, intitulado ‘Eco-socius: o comportamento dos jovens do litoral norte gaúcho na economia circular’ recebeu a medalha de Bronze.

Durante a pesquisa, orientada pela professora Flávia Twardowski, a jovem desenvolveu um método para explicar o comportamento dos jovens do Litoral Norte gaúcho na economia circular, abordando aspectos como redução no consumo, reutilização e reciclagem. Para isso, foram empregadas equações matemáticas e análise multivariada (observação de diferentes características). O estudo demonstrou que ações educativas podem estimulá-los a adotar práticas de consumo com responsabilidade social e ambiental.

Trabalho de Victórya Leal recebeu a medalha de Bronze na Genius Olympiad.

MEDALHA DE OURO

As estudantes Laura Nedel Drebes e Camily Pereira dos Santos conquistaram a medalha de Ouro graças ao trabalho intitulado: ‘Sustainpads: uma alternativa acessível e ecológica aos absorventes femininos’. A pesquisa, também orientada pela professora Flávia, resultou no desenvolvimento de um absorvente higiênico de baixo custo e ambientalmente sustentável, em comparação com o algodão e os plásticos comumente utilizados. Os materiais absorventes (parte interna) são feitos a partir das fibras da palmeira juçara e do pseudocaule da bananeira e envolvidos com um biofilme produzido com resíduos da indústria nutracêutica, que são colocados dentro de suportes feitos com sobras de tecido.

O baixo custo dos absorventes, que é de R$ 0,02 em média, contribui para reduzir o problema da falta de acesso a produtos adequados para o cuidado da higiene menstrual ao mesmo tempo que reduz a poluição ambiental.

Fotos: Divulgação