Estudantes da Escola Rural visitam Estações de Tratamento

Estudantes da Escola Rural visitam Estações de Tratamento

Os alunos do curso Técnico em Meio Ambiente da Escola Estadual de Ensino Médio (EEEM) Ildefonso Simões Lopes (Rural) estiveram no último sábado (12), conhecendo as Estações de Tratamento de Esgoto (ETE) e de Água (ETA) do município. Durante o passeio, os quatro estudantes da Rural, acompanhados de quatro professores do curso Técnico em Meio Ambiente da instituição, puderam conhecer os procedimentos, detalhar todas as etapas e esclarecer dúvidas sobre o serviço disponibilizado pela Companhia.

ETE – A Estação de Tratamento de Esgoto tem autorização para processar 45 litros por segundo de resíduos domésticos, o que equivale a 60 piscinas Olímpicas por mês. O esgoto bruto passa por três etapas para se transformar em efluente 100% tratado. A terceira etapa, chamada terciária, é a fase avançada para remoção de nutrientes e proteção do local onde é feito o lançamento final do esgoto depois do tratamento.

Na ocasião, alunos e professores da Rural puderam conferir de perto a diferença entre o afluente (esgoto bruto) e o efluente (esgoto tratado) e toda a estrutura e os métodos que a Corsan utiliza para atender aos parâmetros exigidos pelas agências regulatórias de saneamento básico.

ETA – O sistema de abastecimento do município utiliza captação de água subterrânea, de poços tubulares profundos da Corsan, com tratamento para remoção de ferro e manganês, e produção de 100 litros por segundo. Osório conta com seis poços profundos, localizados nas Ruas Marcílio Dias, Barão do Triunfo, Nelson Silveira de Souza e da Lagoa, além da Avenida Brasil e do bairro Laranjeiras.A água tratada é enviada para seis reservatórios com capacidade de armazenamento de 2,35 milhões de litros, que são distribuídos para mais de 15,4 mil residências e comércios do município, com qualidade e segurança.

AÇÕES

As visitas fazem parte do programa Portas Abertas. Desenvolvido pela Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan), ele apresenta a população e a instituições o trabalho realizado pela Corsan. “É uma oportunidade para dividirmos com a comunidade o amor pelo nosso trabalho e o orgulho que temos por entregar um serviço de excelência. A ETE Osório, sem dúvida, é um exemplo de qualidade e segurança ambiental”, destacou a gerente de meio ambiente da Corsan/Aegea, Ana Lusia Hilzendeger.

Alunos e professores da Rural durante umas das visitas técnicas na cidade.
Alunos e professores da Rural durante umas das visitas técnicas na cidade.

CRÉDITOS: Corsan