CIDADESOCIAL, CULTURA e EDUCAÇÃO

Estudante osoriense participa de evento em Santo Ângelo

Teve início em abril deste o ano o Movimento pela Educação – Vamos Debater Juntos. Promovido pelo Fórum Democrático de Desenvolvimento Regional da Assembleia Legislativa do Estado (AL-RS), a ação tem o objetivo de ampliar as discussões sobre a qualidade do sistema estadual de Ensino. De lá para cá foram realizados seis encontros, sendo o último ocorrido na última sexta-feira (11), na sede da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI), em Santo Ângelo, no Noroeste gaúcho.

O evento contou com a presença do presidente da AL-RS, Vilmar Zanchin (MDB); o deputado Estadual Eduardo Loureiro (PDT); o presidente do Fórum dos Conselhos Regionais de Desenvolvimento (Coredes), Roberto Visoto; representantes da Secretaria Estadual de Educação (Seduc), entre outras autoridades.

Após a abertura, houve um painel de debates com a participação da egressa do Instituto Federal do RS (IFRS), Campus Osório, Victórya Leal. Ao lado do prefeito de Esteio, Leonardo Pascoal e da diretora-geral da URI, Berenice Wbatuba, a estudante falou sobre suas impressões a respeito das complexidades da educação pública e o desafio da atualidade em tornar atrativo o processo de formação escolar e a travessia para o futuro, com a profissionalização. A discussão contou com a mediação do jornalista Tulio Milman.

O debate oportunizou a exposição dos diferenciais que impactam os jovens no processo educacional, conforme Victórya Leal apontou ao declarar, de início, que “o papel do professor é não cortar as asas dos alunos”, referindo-se aos limites que às vezes impedem o desenvolvimento do potencial dos alunos.

Na sua experiência na escola Pública em Osório, a jovem, de 19 anos, colheu uma negativa quando expôs seu desejo de avançar em pesquisa sobre os impactos da Revolução Francesa na Democracia brasileira. Mas a estudante não desistiu e, somente em 2019, quando ingressou no Campus do IFRS, Victórya teve as possibilidades para ampliar seu campo de estudo. Segundo ela, foi a oportunidade que fez a estudante conquistar 75 premiações nacionais e internacionais em pesquisas na área da economia circular focada no comportamento dos jovens.

“Isso me transformou, não só pelos títulos e experiência, mas entender que a educação me levou a locais antes impossíveis”, afirmou. Victórya entende a educação do ponto de vista do potencial de transformação, mas pondera que é preciso um alinhamento das escolas com as diferenças sociais dos estudantes nas salas de aula. “Muitos estudantes desistem porque há dificuldade nesse diálogo social”, comentou a osoriense, ao contar sua experiência na leitura dos números e, no caso, no fato de que apenas 18% dos alunos do Ensino Médio conseguem entrar na Universidade. Para romper esse ciclo, ela entende que a escola deve fomentar recursos e ferramentas para se tornar um local atrativo.

Estudante Victórya Leal durante painel de debates em evento realizado na cidade de Santo Ângelo.

CONTINUAÇÃO DO EVENTO

Na sequência ocorreu uma palestra, ministrada pelo CEO da Atitus Educação, Eduardo Capellari. E depois, o presidente do Legislativo gaúcho encerrou o evento com uma Audiência Pública sobre Desenvolvimento Regional. Durante sua fala, o deputado afirmou que “não há outro caminho a não ser a educação para garantir um futuro melhor para a sociedade”. Segundo Zanchin, “os seminários regionais têm a intenção de ouvir as lideranças locais para enxergar o caminho que o Estado deve trilhar para recuperar os indicadores educacionais e construir um futuro promissor para a sociedade gaúcha”.

Depois de passar por Marau, Restinga Seca, Santana do Livramento, Bento Gonçalves e Santa Cruz do Sul, além de Santo Ângelo, o Movimento pela Educação chegará a Osório na próxima sexta (25), quando acontecerá um evento com diversas palestras. Ainda está previsto outro evento em Pelotas, no dia 29/09, antes do encerramento, marcado para 20 de outubro, em Porto Alegre.

Vale ressaltar que o levantamento de informações obtido nesses encontros será somado ao trabalho que Vilmar Zanchin está realizando junto de sua equipe técnica. Com o apoio de consultores renomados nacionalmente, como a professora Claudia Costin, o ex-ministro Rossieli Soares, entre outros, será formulado um Marco Legal da Educação Gaúcha.

Presidente da AL-RS Vilmar Zanchin encerrou evento com Audiência Pública sobre Desenvolvimento Regional. – FOTOS: Rodrigo Rodrigues