POLICIAL

Estelionatário é preso após aplicar golpe do PIX em comerciantes do Litoral

A Polícia Civil (PC) prendeu no sábado (17), um homem que estava aplicando o crime de estelionato em comerciantes de Tramandaí. A prisão ocorreu em flagrante quando ele tentava fazer outra vítima. Segundo o delegado Alexandre Souza, responsável pelo caso, o crime praticado é conhecido como Golpe do PIX.

Conforme o delegado, o criminoso se aproveita da falta de atenção dos vendedores para apresentar comprovantes falsos de transferência na hora de pagar um produto ou serviço, seja pessoalmente ou por entrega. Em muitos casos, a vítima só percebe o golpe quando já é tarde demais. Alexandre explica que a situação ficou ainda mais comum com o PIX agendado: “Golpistas programam o pagamento para datas distantes e o cancelam logo após recebem a compra, fazendo com o que agendamento da transação seja cancelado. Uma das principais recomendações para os comerciantes e empresários é conferir o extrato no aplicativo do banco para confirmar a entrada do valor na conta. Como o sistema de transferência é imediato, os valores enviados por um usuário caem na mesma na chave PIX de destino”, explicou o delegado Souza.

O preso, de 39 anos de idade, foi levado à Delegacia de Polícia (DP) e após ser ouvido, foi conduzido ao sistema prisional, onde permanecerá a disposição da Justiça. Além de estelionato, o preso também irá responder pelo crime de falsa identidade.