Escritora de Osório tem livro premiado
OSÓRIO – O livro ‘Aguapés’ está concorrendo ao Prêmio Mozart Pereira Soares na categoria Narrativa Longa. A premiação, organizada pela Associação de Amigos da Biblioteca Pública do RS (AABPE), é voltada a jovens autores e acontecerá na próxima quarta-feira (19), em solenidade realizada na Biblioteca Pública do Estado, em Porto Alegre.
A obra fictícia foi inscrita pela moradora de Osório Giovana Oliveira e conta a vida de três moradores de Aguapés: os estudantes Moacyr e Malina, além de Vó Lenira. A história foi inspirada na vivência da autora no distrito osoriense que dá nome ao livro. Doutoranda em Letras, a portoalegrense Giovana atuou na Rede Municipal de Ensino de Osório entre 2022 e 2023.
Já no seu primeiro livro lançado, a escritora já acumula prêmios. Além de ser finalista do Prêmio Mozart Pereira Soares, ‘Aguapés’ conquistou o Odisseia de Literatura Fantástica, o Loba Festival e também o Prêmio Literário concedido pela Associação Gaúcha de Escritores (AGES), na categoria Literatura Juvenil.
E Giovana não pensa em parar por aí. Em entrevista a Assessoria de Comunicação da prefeitura local, ela falou sobre suas outras obras. Segundo a autora, seu segundo livro trata-se de uma “dramaturgia”, o qual foi semifinalista do Festival de Roteiro Audiovisual de Porto Alegre, em 2022. Ambas as obras foram lançadas pela editora Urutau e podem ser adquiridas no site: editoraurutau.com.
“Fora isso, estou com um livro de poemas pronto, que imagino que saia até 2027, e estou trabalhando em um livro de ensaios e narrativas curtas para o doutorado. Porém, esse último deve demorar um pouco mais para ficar pronto, possivelmente para 2027, com publicação posterior. Até lá, novas histórias devem surgir, e pretendo seguir trabalhando paralelamente em outro romance já iniciado, dessa vez para o público adulto”, declarou Giovana Oliveira.

CRÉDITOS: Divulgação