GERAL

Encontro reúne 600 mulheres empreendedoras rurais

Seiscentas mulheres trabalhadoras do meio rural de 20 municípios do Litoral Norte gaúcho se reuniram na última quinta-feira (25), em Balneário Pinhal, para o 16º Encontro Regional de Clubes de Mães e Grupos de Mulheres. A atividade, realizada pela Emater/RS-Ascar, em parceria com a prefeitura de Pinhal e o Sicredi Caminho das Águas, integra a programação do 6º Festimel – Feira do Mel e do Doce, que se encerrou no domingo (28).

O encontro foi um momento de convívio, fortalecimento de vínculos, conhecimento e troca de experiências, além de um momento de bem-estar e cuidados com a saúde. “É uma grande oportunidade para elas poderem visitar outros municípios, com outras realidades, conhecer mulheres que trabalham de forma semelhante, mas muitas vezes com outras profissões, como pescadoras, agricultoras, pecuaristas, e oportunizar reflexões e aprendizados novos”, declarou a extensionista rural social da Emater/RS-Ascar, Fernanda dos Santos Gilli.

A programação deste ano do 16º Encontro Regional de Clubes de Mães e Grupos de Mulheres trouxe, pela manhã, uma palestra sobre menopausa e climatério com a médica Bernadete Nonnenmacher. O evento também contou com a realização de um painel com temas como: autonomia feminina e empreendedorismo feminino, além de cases de mulheres empreendedoras. Participaram Micheli Bresolin Jacoby, agricultora familiar e presidente da Cooperativa Mista de Agricultores Familiares de Itati, Terra de Areia e Três Forquilhas (COOMAFITT); Márcia Tedesco, prefeita de Balneário Pinhal e presidente da Associação dos Municípios do Litoral Norte (Amlinorte); e Claudete Lima da Silva, gerente de Negócios Agro da Sicredi Caminho das Águas. A mediação foi da extensionista social da Emater/RS-Ascar Angelisa Silveira.

“A mulher é muito capaz. Muitas vezes, a mulher é abafada e sofre preconceito, mas hoje temos vários exemplos de mulheres empreendedoras” disse Claudete. Ainda durante sua fala, a gerente de Negócios Agro da Sicredi Caminho das Águas. A mediação foi da extensionista social da Emater/RS-Ascar, ressaltou a importância do empoderamento da mulher: “A gente pode, a gente consegue, a gente tem muita capacidade”, afirmou. Para fechar, Claudete ainda falou sobre empreendedorismo, autonomia e a valorização da mulher em todos os sentidos: sendo profissional, mãe ou esposa.

Já na parte da tarde, as empreendedoras puderam aproveitar e conferir as atrações musicais e um espaço destinado aos cuidados Fitocidreira (auriculoterapia, reiki, usos do mel, aromaterapia, reflexopalmar, dança circular, menopausa e plantas medicinais).