REGIÃO

Empresa São José assumirá linhas da Torrescar

A Torrescar emitiu comunicado no último dia 11 deste mês anunciando que deixaria de operar as linhas mantidas pela empresa junto a Fundação Estadual de Planejamento Metropolitano e Regional (Metroplan). O motivo está relacionado ao desequilíbrio financeiro gerado pela redução da demanda de passageiros e elevação dos custos de operação.

Após o anúncio da empresa em deixar de realizar 19 linhas de ônibus, que abrangem os municípios de Capão da Canoa, Osório, Terra de Areia, Torres e Xangri-lá; a Metroplan anunciou na última sexta-feira (22), que a empresa São José ficará responsável pelas linhas. Segundo a Metroplan, a proposta da São José foi a que demonstrou maiores garantias para o fornecimento do serviço. Além dela, a Unesul também estava na disputa.

Com a garantia de manter todas as linhas, a São José assume os novos trajetos a partir de sábado (30). Somente em Osório serão seis linhas, incluindo: Atlântida Sul – Curumim; Capão da Canoa – Atlântida Sul; Capão da Canoa – Osório; e Osório – Cerrito (veja lista completa no final da matéria). Enquanto isso, a Torrescar deverá continuar com fretamentos e linhas diretas nas cidades de Arroio do Sal, Terra de Areia, Torres e Três Cachoeiras.

SÃO JOSÉ

A São José foi fundada em Osório nos anos 60, inicialmente para o atendimento das pessoas que se deslocavam nos distritos do município. Com a melhoria das rodovias e a consequente necessidade de um melhor atendimento os serviços foram sendo ampliados, passando a operar, a partir da década de 80, na ligação regular dos municípios vizinhos de Osório, como Tramandaí, Cidreira, Balneário Pinhal e Palmares do Sul (Quintão).

No início de 1995, a empresa começou a executar mais duas linhas regulares, uma intermunicipal ligando a Zona Sul de Tramandaí entre as praias de Tramandaí Sul, Nova Tramandaí, Oásis, Jardim Atlântico e Jardim do Éden até Porto Alegre e outra interestadual ligando Tramandaí, Imbé, Capão da Canoa, Arroio do Sal e Torres as cidades catarinenses de Tubarão, Florianópolis, Itapema e Balneário Camboriú.

Em 2006, foram incorporadas as linhas Parque Histórico – Santa Terezinha e Jardim do Éden – Santa Terezinha que fazem a ligação entre os municípios de Imbé e Tramandaí. Já em 2010, foram adquiridas as linhas municipais de Tramandaí e em 2021 as linhas municipais de Imbé.

LINHAS AFETADAS

Arroio Carvalho – Terra de Areia;

Atlântida Sul – Curumim;

Capão da Canoa – Atlântida Sul;

Capão da Canoa – Boa União;

Capão da Canoa – Osório;

Capão da Canoa/Osório/Estrada Municipal

Capão da Canoa – Rainha do Mar;

Capão da Canoa – Terra de Areia (Via Morro Alto);

Capão da Canoa/Torres/Ulbra (RT419 e RT420);

Capão da Canoa/Xangri-lá/Osório/Facos;

Capão Novo – Xangri-lá;

Osório – Cerrito;

Terra de Areia/Torres/Ulbra;

Torres – Colônia São Pedro;

Torres – Morro Azul;

Torres – Morro de Dentro;

Torres – Roça da Estância;

Três Pinheiros – Capão da Canoa