GERAL

Emergência Climática é tema de Conferência Intermunicipal de Meio Ambiente

Na última sexta-feira (7), a sede da Associação dos Municípios do Litoral Norte (Amlinorte) foi palco da quinta edição da Conferência Intermunicipal de Meio Ambiente. Com o tema Emergência Climática, o evento discutiu diferentes assuntos, como: Planejamento Urbano Sustentável e Prevenção, e Combate a Desastres Ambientais.

A Conferência contou com a participação de autoridades dos 23 municípios da região. Representando Osório, estava a secretária de Meio Ambiente, Lourdes Helena Gularte; o presidente do Conselho Municipal de Meio Ambiente, Jorge Teixeira; a representante do Conselho Municipal de Saúde, Patrícia Bertoli; e o arquiteto do setor de Gestão Territorial, Alencar Massulo.

No final do encontro, todas as propostas de ações apontadas foram reunidas em um documento, o qual será entregue durante a 5ª Conferência Estadual do Meio Ambiente, a qual acontecerá em 15 de março deste ano. Segundo Massulo, uma das propostas apontadas foi a criação de uma Câmara Técnica permanente de servidores e gestores dos municípios do Litoral Norte, que poderá contar com a parceria de instituições como a UFRGS e o IFRS. A ideia é que as ações de cada cidade, em termos de Legislação (plano diretor) e políticas públicas, possam estar “conectadas com a realidade da região, atuando a favor do desenvolvimento sustentável em suas três bases: ambiental, econômica e social”, explicou o arquiteto.

Na ocasião, foram eleitos os delegados que irão participar das reuniões para a Conferência Estadual. Entre eles, está o assessor da Secretaria de Meio Ambiente de Osório, Edilson Pires (Dito).

CRÉDITO: PMO