Ellas e Conceitos são os campeões da Copa Osoriense de Voleibol
OSÓRIO – No sábado (19), o Ginásio A da Vila Olímpica recebeu a Copa Osoriense de Voleibol. A competição foi realizada pela prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Turismo, Cultura e Juventude, e teve como seu organizador Ricardo Pacheco (Caco). Ao todo, 10 equipes disputaram a competição. Os jogos foram realizados em set único de 30 pontos, com as finais e a disputa do 3º lugar sendo disputadas em dois sets de 21, com tie break até 12 (caso fosse necessário).
No Feminino, quatro equipes disputaram um quadrangular, onde as duas melhores avançaram para a final. Vencendo as três partidas, o Conceitos (Imbé) chegou a decisão ao derrotar as equipes dos Bons Ventos (30×26), do É As Gurias (30×20) e do Ellas (30×20). Os outros três times terminaram com uma vitória e duas derrotas, sendo definida a classificação no saldo de pontos.
Na última partida, o time do É As Gurias enfrentou o Bons Ventos. O Bons Ventos venceu por 30 a 24, mas quem comemorou a vaga foi o time do Ellas (Capão da Canoa), que garantiu a segunda vaga na final. Pelo confronto direto, o Bons Ventos terminou com a terceira posição.
FINAL – Ellas 2 x 0 Conceitos
1º SET – O Ellas saiu na frente, após saque na rede de Sabrina: 1 a 0. O primeiro set foi bem equilibrado até o 7 a 7, quando o Ellas começou a abrir. Aproveitando os erros na recepção do adversário, o Ellas fez 12 a 7 no toque de Nati no fundo da quadra. Embalado pelas palmas da torcida e das atletas do banco, o Ellas administrou o resultado e fechou o set em 21 a 12 em um novo erro de receptação da defesa do Conceitos.
2º SET – O Conceitos começou melhor no segundo set e abriu 3 a 0 no toque na rede do ataque do Ellas. Mas o Ellas chegou a igualdade em 4 a 4, no ataque na rede de Sabrina. A virada só não saiu porque a arbitragem apitou no meio da jogada. O ponto voltou e Janete acabou sacando na rede, cedendo o 5 a 4 para o Conceitos.
Em um lance, o Ellas por pouco não saiu da partida. O ataque da equipe no fundo foi dentro, mas o 2º árbitro deu fora. O erro da arbitragem desconcentrou o time, que viu o Conceitos fazer 11 a 7. O treinador do Ellas parou o jogou e o pedido de tempo deu resultado. Com Nati forçando o saque, o time conseguiu virar a partida para 13 a 11, no ataque para fora do Conceitos.
O Conceitos conseguiu buscar a igualdade, no ataque na antena de Janete: 13 a 13. O treinador do Ellas resolveu mexer no time e viu o Conceitos fazer 16 a 13 no ataque na rede de Nora. Porém, os erros do Conceitos fizeram com que o Ellas buscasse o empate em 16 a 16, no ataque na rede de Sabrina.
A partida seguiu equilibrada até o final do set. Com a parcial empatada em 19 a 19, Janete errou a recepção, cedendo o set point para o Conceitos. Porém, na jogada seguinte, Janete atacou e a devolução foi para fora: 20×20. Na sequência, Mônica fez um ace, fazendo 21 a 20 para o Ellas. E no match point, Nati atacou na diagonal e a defesa do Conceitos não conseguiu pegar. Vitória do Ellas por dois sets a zero, confirmando o título da Copa Osoriense de Voleibol para a equipe de Capão da Canoa.
MASCULINO
Seis equipes participaram da competição. Elas foram divididas em duas chaves com três, onde jogaram entre si, avançando as campeãs para a final. Já os segundos colocados disputariam o 3º lugar. No grupo A, o Conceitos (Imbé) avançou para a final com duas vitórias: 30×19 DF Sports (Santo Antônio da Patrulha) e 30×13 IFRS. O DF Sports ficou em 2º, ao derrotar o time do Instituto Federal (IFRS) pelo placar de 30 a 19. Já no grupo B, o Loud (Torres) também chegou a decisão com duas vitórias. O time derrotou o Bohêmios e o Bons Ventos, ambos por 30×17. Já o Bons Ventos ficou em segundo ao vencer o Bons Ventos por 30 a 18. Na disputa do 3º lugar, o Bohêmios venceu o DF Sports por dois sets a zero, parciais de 22×20 e 21×14. Já na grande final, o Conceitos fez 2 a 1 no Loud.
FINAL – Conceitos 2 x 1 Loud
1º SET – O Conceitos começou com tudo na primeira parcial, abrindo 3 a 0 no ace de Denilson. Voando, a equipe fez 8 a 3 no ace de Igor. Aproveitando a fragilidade na recepção da equipe adversária, o Conceitos seguiu soltando o braço no saque e fechou o primeiro set em 21 a 7 no saque de Denilson, que a defesa do Loud não conseguiu devolver.
2º SET – Ao contrário do primeiro set, a segunda parcial foi totalmente diferente. Porém, o início parecia se encaminhar para um cenário igual ao primeiro ser. Depois de um erro para cada lado, o Conceitos fez 5 a 2 no bloqueio de Jeferson. O time de Imbé seguiu melhor e fez 9 a 4 no ataque para fora de Davi. O Conceitos chegou a abrir seis pontos de diferença quando o Loud errou o levantamento, cedendo o 12 a 6.
A partir daí a partida começou a mudar. Com o Conceitos errando bastante, em uma passagem espetacular de Kevin no saque, o Loud virou a partida para 14 a 13 no ataque para fora de Denilson. No bloqueio de Henrique, o Loud chegou a fazer 17 a 13. Após troca de bolas, o Loud abriu cinco pontos de vantagem, fazendo 19 a 14, aproveitando a diagonal para fora de Denilson. Erguendo o muro, o Conceitos chegou a descontar para 19×17, mas a reação parou por aí. Lucas acertou um belo ataque no fundo, fechando o set em 21 a 18 e empatando a partida em 1 a 1.
TIE BREAK – O tie break começou equilibrado, com as duas equipes trocando bolas e ninguém abrindo vantagem no placar. Até que Robison fez 6 a 4 para o Conceitos em um bloqueio simples. A partir daí o Conceitos começou a abrir, chegando a fazer 10 a 4 no erro da recepção de João. Administrando o placar, o time de Imbé fez 11 a 6 no ataque de Jeferson. No primeiro match point, João acertou um ataque no fundo descontando para 11 a 7. Na sequência, erro da recepção do Conceitos, cedendo o 11 a 8. Porém, na terceira chance para fechar o jogo, Denilson encarou o bloqueio duplo e a bola caiu na quadra do Loud, confirmando o 12 a 8, a vitória por dois sets a um e o título do Conceitos na Copa Osoriense de Voleibol. Vale ressaltar que o camisa 7 do Conceitos Jeferson saiu como o grande destaque da competição, visto que levou os dois títulos, já que o jogador também é o treinador do Ellas, equipe que foi campeã do Feminino.
FOTOS: Lucas Rodrigues