GERAL

Eleito o novo Conselho Administrativo da Famurs

A Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs) realizou na segunda-feira (13), de maneira online, a eleição do Conselho Administrativo da entidade para a Gestão 2024/2025. Recebendo 247 dos 250 votos, o prefeito de Barra do Rio Azul, Marcelo Arruda (PRD, antigo PTB), foi escolhido o novo presidente da Famurs.

Marcelo Arruda é empresário formado em Contábeis e Direito pela Universidade Regional Integrada (URI). Em seu segundo mandato como prefeito de Barra do Rio Azul, aos 40 anos de idade, Arruda também já atuou em outros cargos, como: secretário municipal de Fazenda de Barra do Rio Azul, presidente da Associação dos Municípios do Alto Uruguai (Amau) e diretor-administrativo da Secretaria Estadual de Assistência Social e da Metroplan.

“Assumir a Famurs é um orgulho, pois a entidade representa as 497 cidades do Rio Grande do Sul e tem grande respeito junto à sociedade gaúcha e conta com uma equipe técnica capacitada. Será um dos momentos mais desafiadores da entidade, o qual teremos que junto com os membros da Diretoria e todos os prefeitos e prefeitas unir esforços para reerguer nossas cidades e o estado, o qual não tenho dúvida que iremos conseguir”, declarou Marcelo.

A escolha obedece a um acordo firmado entre os partidos com mais prefeitos no Estado. Estabelecido em 2005, o acerto determina o rodízio de legendas na direção da entidade entre 2021 e 2024. Como o PTB foi o quarto partido com maior número de prefeitos eleitos no RS em 2020, obteve o direito de escolher o presidente da Famurs em 2024. Sucessor do prefeito de Campo Bom, Luciano Orsi (PDT), que estava no cargo desde 2023, Arruda irá presidir a Famurs até maio do ano que vem. A cerimônia oficial de posse está prevista para acontecer na próxima terça-feira (28), ainda sem local definido, devido a situação de calamidade em praticamente todo o RS.

NOVA GESTÃO

Além do presidente, o Conselho Administrativo da Famurs será composto por sete vices. Entre eles, estão dois prefeitos de cidades do Litoral Norte gaúcho: Márcia Tedesco (PRD) de Balneário Pinhal, e Moisés Pedone (PSDB) de Mostardas. A Gestão 2024/2025 da Federação ainda contará com os seguintes nomes: Adão Camargo (PSB) – Barros Cassal; Carlos Alberto Bordin (PP) – Jacutinga; Delmar Hoff (PDT) – Portão; Márcio Amaral (MDB) – Alegrete; e Rodrigo Batistella (PT) – Nova Santa Rita.