POLICIAL

Duas pessoas são presas durante Operação Fios e Cabos

A Secretaria Estadual de Segurança Pública (SSP) deflagrou na manhã de terça-feira (17), mais uma fase da Operação Fios e Cabos. A ação visa combater o furto e comercialização de cabos de energia e contou com a participação de agentes da CEEE Equatorial e de empresas de telefonia e telecomunicações.

Ao todo, foram vistoriadas cinco empresas de reciclagem em Arroio do Sal. Em um dos estabelecimentos, localizado na Praia Azul, foi encontrada uma ligação clandestina de energia (‘gato’), sendo o proprietário, de 59 anos, preso em flagrante. Já em outra empresa, localizada no bairro Quatro Lagos, foram apreendidos 19 quilos de fios e cabos de alumínio pertencentes à CEEE. O responsável foi detido por receptação.

Diante dos fatos, os dois homens presos foram levados a Delegacia de Polícia (DP), onde foram registras as ocorrências.

DENUNCIE

O furto de cabos e equipamentos da rede elétrica, além de ser crime, pode provocar graves acidentes, inclusive fatais, e impactar diretamente o fornecimento de energia elétrica, comprometendo serviços essenciais. Além disso, a comercialização desse material também é considerada crime.

O combate ao furto de energia é uma prioridade para a CEEE Equatorial. Esse trabalho é realizado em parceria com a Polícia Civil (PC), uma vez que se trata de crime tipificado no Código Penal Brasileiro. Somente em 2024, já foram registradas 81 prisões por furto de energia e de equipamentos da distribuidora. A população pode ajudar a combater essa prática denunciando de forma anônima pelo telefone 181 ou pela central de atendimento da CEEE Equatorial no número 0800 642 4900.

CRÉDITO: CEEE Equatorial