Divulgados números dos primeiros 60 dias da Operação Golfinho

Nesta segunda-feira (21), o Corpo de Bombeiros Militar (CBM) divulgou os números dos primeiros 60 dias da Operação Golfinho. Após um início de Operação movimentado e com números altos, os salvamentos diminuíram gradualmente, ficando abaixo da média da temporada 2020/21. Há de se ressaltar que a queda nos números é, também, uma consequência do trabalho dos guarda-vidas que por meio das atividades preventivas, atuam próximos do veranista.
Conforme os levantamentos, até sábado (19), foram realizados 388 salvamentos sendo que não houve nenhum óbito em locais cobertos por guaritas. Os dois óbitos da temporada foram em locais não cobertos. Os guarda-vidas realizaram 200.602 ações de prevenção, encontraram 462 pessoas desaparecidas na orla e foram computadas 15.473 lesões por água-viva.
No litoral Norte, o município com maio quantidade de salvamentos é Capão da Canoa com 83, seguido de Torres com 47 e Imbé 38. Também houveram salvamentos em Arroio do Sal (29), Xangri-lá (27), Tramandaí (26), Balneário Pinhal (15), Balneário Quintão – Palmares do Sul (14) e Cidreira (13).
O Corpo de Bombeiros também divulgou o perfil dos afogados sendo 31% homens com idade entre 16 e 25 anos, 32% crianças de seis a 15 anos, mulheres de 16 a 40 anos representam 33,58% dos afogamentos e o horário em que acontece o maior número de salvamentos é entre 14 e 19h e 30min com percentual de 57%.
MARINHA DO BRASIL – A Capitania dos Portos também divulgou o resultado parcial da Operação Verão 2021/2022. A iniciativa, realizada pela Marinha, tem como objetivo intensificar ações diversas em prol da segurança da navegação, da salvaguarda da vida humana nas áreas de navegação e a prevenção da poluição hídrica por parte das embarcações e suas estações de apoio.
Na área da Capitania dos Portos do Rio Grande do Sul (CPRS) foram realizadas 263 abordagens, emitidas 13 notificações e realizadas quatro apreensões. Já nas áreas de jurisdição das organizações militares subordinadas, foram abordadas 165 embarcações e emitidas 16 notificações. Na área de jurisdição da delegacia fluvial de Uruguaiana 669 embarcações foram abordadas, 16 notificadas. Três embarcações foram apreendidas na área de jurisdição da Agência da Capitania dos Portos, em Tramandaí.
As abordagens são realizadas pelas equipes de inspeção naval em locais de maior tráfego de embarcações de pesca e de esporte e recreio como lanchas e motos aquáticas. A Operação Verão, que começou em 15 de dezembro, se encerra no próximo dia 15 de março.
FOTO: CBM