Diretora do IFRS, Campus Osório recebe Prêmio Mulheres Brasileiras que Fazem a Diferença

A professora Flávia Twardowski, diretora-geral do Instituto Federal do RS (IFRS), Campus Osório, recebeu na tarde de quarta-feira (19), o Prêmio Mulheres Brasileiras que Fazem a Diferença. A entrega foi realizada pela embaixadora dos Estados Unidos no Brasil, Elizabeth Frawley Bagley, durante sua primeira visita oficial ao RS. A cerimônia ocorreu no Consulado-Geral dos Estados Unidos, em Porto Alegre.
Em sua declaração, Elizabeth destacou a atuação de Flávia: “O comitê julgador de Porto Alegre selecionou a professora Twardowski com base em seu excelente trabalho, que tem se concentrado na redução da insegurança alimentar, no aumento da representatividade de mulheres e meninas nas áreas de Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática e na promoção da inovação. Ela não apenas representa uma mulher que faz a diferença, mas também está ajudando a construir gerações de futuras mulheres que farão a diferença”, declarou a embaixadora.
Graduada em Engenharia de Alimentos, com Mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos e Doutorado em Engenharia de Produção, Flávia, que também é formada em Pedagogia, atua como docente do Campus Osório há 13 anos, onde instiga estudantes da educação básica a desenvolverem projetos de pesquisas. Vale ressaltar que os projetos orientados por ela receberam mais de 200 premiações nacionais e internacionais. Acompanhada da família e bastante emocionada, a diretora-geral do IFRS, Campus Osório, afirmou que “esse Prêmio vem mostrar que, sim, educação e ciência são importantes e elas podem, sim, ser protagonizadas por mulheres”, ressaltou Flávia Twardowski.
PRÊMIO
Lançado em 2020, o Prêmio dado pela Embaixada e Consulados dos Estados Unidos no Brasil, em parceria com o Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológico, tem como objetivo dar reconhecimento a mulheres que promovem a equidade de gênero e o empoderamento feminino. Em 2023, o prêmio foi entregue a sete brasileiras. Além de Flávia, foram premiadas a brasiliense Aline Souza da Silva, a paulista Erika Hilton, a capixaba Jacqueline Moraes da Silva, a mineira Marciele Procópio Delduque, a pernambucana Maria Jose da Silva e a rondoniana Txai Surui.